Todo profissional autônomo que queira se destacar em seu mercado e conquistar mais clientela através das possibilidades oferecidas pela internet deve saber que investir em um bom web site faz toda a diferença. Sejam advogados, dentistas, médicos, engenheiros, arquitetos ou profissionais de qualquer outra área, é importante marcar presença no meio virtual para reforçar suas qualidades e aparecer perante o público.

O inbound marketing vem ganhando notoriedade há algum tempo justamente por trazer a qualquer um a possibilidade de atrair visitas de maneira orgânica e natural, com pessoas que chegam ali realmente por estarem interessada em um assunto em comum. Mas, de nada adianta o internauta descobrir você na internet, querer se inteirar sobre o seu trabalho, e não encontrar um site agradável, com boa navegabilidade e design atraente.

Para não sair atrás da concorrência, é essencial estar por dentro do que vem sendo mais usado para criação de web sites atualmente. As tendências costumam variar bastante de um ano para o outro. Então confira as principais novidades que devem se destacar em 2017 na área de sites inovadores para profissionais.

Diagramação

Se antes o ‘certinho’ dominava as tendências de diagramação, com sites sempre bastante simétricos e arrumados, agora chegou a vez da ‘bagunça’. Mas calma, ainda assim é uma bagunça razoavelmente organizada.

O que está entrando na moda são os designs desalinhados para as páginas. Os elementos não mais precisam estar totalmente alinhados, e brincar com o posicionamento deles na tela pode trazer um resultado surpreendentemente agradável.

web-site-assimetrico

Navegação

A boa navegabilidade é um dos itens mais prezados por internautas de todo o mundo. Por isso, é extremamente necessário observar com cuidado se a navegação do seu site é intuitiva, fácil e leve – caso contrário, o visitante pode decidir não ficar lá e procurar outro na web.

Uma grande tendência é a página estática: sem rolagem, com tudo funcionando através de cliques nos menus. Essa é um resgate dos modelos mais antigos de web sites. Precisam ser bem pensados para não dar problema nos cliques do menu quando acessado via smartphone, por exemplo.

Outra possibilidade é a página única – onepage (veja aqui um modelo), com todos os menus levando a pontos mais abaixo na home, sempre rolando apenas para baixo, em vez de trocar de página em cada menu.

Por fim, é possível experimentar também a navegação horizontal (esta, mais ousada) – clique aqui e veja um exemplo. O usuário passa a rolar lateralmente o site para acessar novas partes, e não de cima para baixo como é tão comum.

Cores

Aqui a tendência também caminha para a ousadia, apostando em gradiente de cores em vez da tradicional sobriedade.

A escolha por tons chamativos e vivos também pode ser feita sem medo, mas sempre dentro de sua identidade visual já estabelecida.

E não pense que ousar nas cores significa que agora o excesso de informação é aceitável: pelo contrário, o ideal continua sendo evitar elementos desnecessários.

cores-websites

Vídeo e Ilustração

Se antes as imagens dominavam a maioria dos websites na hora de ilustrar páginas, artigos e outras coisas, agora a tendência é outra. A bola da vez é o vídeo: em todas as plataformas eles vêm aparecendo com força, e não é diferente com os sites. Em vez de uma imagem de abertura na home, que tal um vídeo? Clique aqui e veja um exemplo. Muitas marcas estão apostando nisso com ótimos resultados.

Outras alternativas que encontram espaço agora são os emoticons, os memes e as ilustrações próprias – nesse caso, dando uma característica mais única e própria ao seu portal.

***
Pensar “fora da caixa”, evitar o design-comum e não ter medo de ousar. Essas são as novas leis para a criação de websites. E advogados, dentistas, médicos, engenheiros, arquitetos, profissionais autônomos em geral, podem se fazer valer muito bem dela para se diferenciar e ganhar presença no mercado.

Quer ver modelos incríveis, modernos e inovadores de websites para profissionais autônomos? Fale com a gente!