Inbound Marketing, conforme publicado pelo Blog da Conteúdo e Cia, ainda é um conceito muito recente, mas que já ganhou espaço na maioria das empresas. O novo marketing, como também é chamado, utiliza ações voltadas para criação e compartilhamento de conteúdo, segmentando o público-alvo, com o objetivo de conquistar a ‘permissão’ de comunicar com esse público de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro. Traduzindo: nada mais de empurrar seus produtos para vender. A estratégia agora é atrair seus clientes para eles mesmo decidirem comprar.

O Viver de Blog fez um ótimo infográfico que compara o Novo Marketing (Inbound) com o ‘Velho Marketing’ (Outbound), que a gente compartilha abaixo.

Além disso, há algumas estatísticas que comprovam que o Inbound veio para ficar por algum tempo ainda.

• Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;
  • Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;
  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing.

Infografico-Inbound-Marketing1

Infografico-Inbound-Marketing2Infografico-Inbound-Marketing3

Para ver o infográfico completo e em maior resoluções, só clicar aqui.

Metodologia de Inbound Marketing

O Inbound marketing possui alguns pilares e um deles é o marketing de conteúdo, que visa criar conteúdos de qualidade e compartilha-los com a audiência de forma a atrair mais tráfego para os web sites. A metodologia é focada em conteúdo e baseada em quatro ações:

1. Atrair o tráfego de visitantes;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Fechar leads em clientes;
  4. Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.

Todas essas etapas são feitas por meio de ações e técnicas integradas (SEO, blog, mídias sociais, e-mail marketing, landing pages, ebooks, vídeos, entre outras), que são monitoradas por uma ferramenta. Desta forma, é possível mensurar e analisar os resultados para que as táticas sejam aprimoradas continuamente.

Ao utilizar o Inbound Marketing, o conteúdo certo vai ser divulgado no lugar certo e sua marca se torna relevante e útil para seus potenciais consumidores e clientes. Assim, ela ganha a atenção dos leads (potenciais clientes), ajuda a consolidar a marca e capturar mais leads qualificados, além de colaborar para a conversão desses leads, aumentando o número de clientes e mensurando os resultados.

O Inbound Marketing é uma estratégia complexa, focada no público-alvo (também chamado de persona e avatar), planejada e que reúne as melhores ações de marketing para atrair o público certo para a sua marca e fazer esses leads passarem por todas as etapas da jornada do cliente (e consequentemente do funil de vendas), até estarem prontos para se tornarem um cliente, e depois, clientes satisfeitos e fidelizados!

O poder do Inbound Marketing em Números

Números retirados do Viver de Blog:

1. Inbound Marketing custa 62% menos que o Outbound Marketing
  2. 2/3 dos comerciantes dizem que o blog é “crítico” ou “importante” para seu negócio.
  3. 67% das companhias B2C e 41% das companhias B2B adquiriram um cliente através do Facebook.
  4. 57% das empresas adquiriram um cliente através do Blog e 42% através do Twitter.
  5. Companhias que utilizam blogs tem 97% mais links para seus sites.
  6. 70% dos comerciantes dizem que blogam pelo menos uma vez por semana.
  7. 92% das companhias que blogam várias vezes por dia adquiriram um cliente a partir do seu blog.
  8. 46% das pesquisas diárias são para obter informações sobre produtos e/ou serviços.
  9. 72% dos executivos dizem que as mídias sociais ajudam no fechamento de negócios.
  10. 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido a partir de campanhas de relações públicas online.

Pronto para dar um Upgrade no seu negócio?

Inbound Marketing não é apenas uma tendência. É uma maneira (relativamente nova) de se comunicar para atrair mais leitores e clientes. Cada vez mais os usuários estão evitando propagandas e anúncios, e estão mais exigentes com produtos e serviços.

Portanto, na próxima vez que for planejar e definir as estratégias de marketing de sua empresa, considere o Inbound Marketing. Se bem feito, o custo é menor e o retorno significante a longo prazo!