É comum os recursos mudarem de um ano para outro quando se trata de tecnologia de informação e web design. Novas tendências surgem ou se consolidam para tomar espaço em seus respectivos mercados, gerando muitas vezes um boom de profissionais e empresas buscando aproveitar a onda para se diferenciar perante a concorrência.

Com os web sites acontece o mesmo. Tanto o aspecto visual quanto a navegabilidade de podem ficar ultrapassados dentro de um curto espaço de poucos meses. Um recurso novo toma o lugar do anterior e passa a ser preferência na cabeça dos internautas, que influenciam também as redes sociais, além do Google que privilegia sites que se adaptam a nova realidade.

Mas quais serão as tendências que devem entrar nos holofotes em 2018?

A palavra-chave de destaque será performance.

Responsivo e minimalista

Para começar, será cada vez mais importante tornar o seu site responsivo. A visualização em celulares, tablets e qualquer dispositivo mobile precisa ser perfeita. Para isso, o rumo é ter design minimalista, mais enxuto, como um verdadeiro cartão de visitas da marca, que proporciona facilidade e rapidez de navegação.

design-minimalista-cronomidia

Fontes, ícones e movimentos em harmonia

A Cronomídia já se prepara para aplicar junto aos clientes algumas das tendências essenciais para 2018, como a tipografia, que é sempre determinante. Escolher com cuidado a fonte a ser utilizada faz toda diferença. Como o design e as imagens tendem a ser minimalistas, as letras precisam se destacar. As curvas, movimentos, e ícones também serão bem trabalhados para chamar a atenção de forma limpa e clara.

Onepage com produtos em destaque

Outra tendência interessante é na hora de divulgar produtos e serviços. As páginas devem ser únicas, de preferência com vídeos ou animações para a apresentação. Efeitos quase cinematográficos estão em altas, então é sempre bom produzir um vídeo, como um trailer do que está sendo divulgado. Mas tudo de maneira bem clean. Veja como a Mac aplica esse conceito clicando aqui.

mac-movimento-produto-cronomidia

Interações no mobile

E que tal ter um site que serve quase como um aplicativo? Essa linha também está entrando na moda. Para isso, basta aplicar no portal (que precisa sempre ser bem limpo e leve) funcionalidades como as notificações push, o modo offline para acessar conteúdo e a possibilidade do usuário definir exatamente o que deseja receber em relação a notícias, artigos, promoções e ofertas.

site-com-app-cronomidia

Conteúdo com Processo de Linguagem Natural

E quando o assunto é conteúdo, é de suma importância prestar muita atenção no que faz. Ainda mais essencial do que já era considerado, o conteúdo mudará. A técnica SEO gerou uma infinidade de textos robóticos, feitos para serem bem ranqueados nos mecanismos de busca, mas que acabam oferecendo uma má experiência de leitura para o internauta. Então, a tendência de redação web é escrever algo que pareça uma conversa com o leitor, é o chamado Processo de Linguagem Natural, como se fosse a diferença entre ler o cardápio e perguntar diretamente ao garçom. Também é ótimo oferecer micro interações ao usuário, como perguntas ou quiz, para conhecer melhor o público da marca. Assim é possível direcionar conteúdo personalizado, por exemplo. Mas precisa ser tudo de forma o mais natural possível.

web-site-com-quizz-cronomidia

Menu inferior ou lateral

Há ainda outra novidade curiosa que deve pegar em breve: os menus em baixo ou do lado da página, ao contrário de como são hoje, em cima. Tudo por conta dos acessos via mobile. Afinal, nos celulares e em aplicativos o usuário se acostuma cada vez mais a clicar na parte de baixo para navegar, para voltar de tela, ler mais, etc. E também é preciso que o menu siga a leitura, nunca obrigando o internauta a voltar ao começo do site para conseguir selecionar outra opção.

menu-inferior-cronomidia

menu-lateral-cronomidia

Facebook como página auxiliar

As mídias sociais também não poderiam ficar de fora da onda de inovação para 2018. E o Facebook parece estar liderando na interação com os web sites corporativos: a rede tem desenvolvido espaços próprios para marcas, funcionando como um hotsite com blog próprio, álbuns, vídeos, serviços, vendas, etc. Para aproveitar a novidade de forma eficiente, é preciso interagir com harmonia no conteúdo e no visual, já que o Facebook, muitas vezes, é encontrado antes do próprio site via indicações, marcações ou anúncios, e o usuário que acessar o site quer muito mais informações do que há no Facebook da empresa.

facebook-page-cronomidia

Segurança sempre!

Fechando a onda de tendências, segurança não pode faltar! Todos estão sempre mais preocupados com as informações que transitam na internet. Ataques de hackers, infelizmente, são comuns hoje em dia. Para se proteger, certificados de segurança como SSL tendem a ganhar popularidade mesmo para sites comuns, e em e-commerces e sites com transações de dados serão requisitos básicos.

site-seguro

As tendências mudam, mas nunca deve mudar a qualidade dos seus serviços de criação de web sites e gerenciamento técnico e hospedagem. Garanta uma agência profissional para seu web site!

E então: seu web site já está pronto para o futuro? A Cronomídia pode ajudar sua marca a inovar na internet!