A Lorena Buthet escreveu um post ótimo sobre técnicas de SEO para sites desenvolvidos em WordPress e nós compartilhamos com você. Veja as dicas abaixo.

SEO para sites em WordPress

Atualmente as PMES estão descobrindo a verdadeira dimensão das oportunidades que o mundo digital oferece, tanto para gerar branding quanto para aumentar o volume de suas vendas. Contar com um site em WordPress se torna uma opção muito atraente para estes clientes, já que oferece diversas possibilidades de design e funcionalidades, e, fundamentalmente, porque é simples de auto gerenciar, variável muito requerida.

Segundo um estudo do Pew Internet, 92% dos usuários acessam a informação através dos buscadores, o que confirma que um site funcional e esteticamente, mas mal posicionado nos motores de busca, limita em grande número a quantidade de tráfego, pondo em risco a busca pelos objetivos.

Para não descuidar a enorme quantidade de visitas/clientes em potencial provenientes do Google, recomendamos algumas ações que podem ajudar a melhorar o posicionamento de sites criados em WordPress:

1- Envie a URL e um sitemap ao Google

Isto fará com que o principal buscador indexe, classifique e melhore o rastreamento dentro dos resultados, conheça a estrutura do site e leve em conta as atualizações. Um plugin útil para gerar um sitemap em WordPress é o Google XML Sitemaps. Entre os seus benefícios encontramos a simplicidade na hora de configurá-lo e um intuitivo painel de controle. Outro plugin mais completo é o WordPress SEO ByYoas, o qual além de criar um sitemap, permite colocar palavras-chave nas páginas, entre outras vantagens.

Para enviar a URL e o sitemap, acesse as ferramentas para webmasters.

2- Gere conteúdo otimizado para dispositivos móveis

Desde o dia 21 de abril de 2015, o Google começou a penalizar os sites que não estão preparados para dispositivos móveis, diminuindo o seu ranking em relação àqueles que estão. O Google não menciona diretamente o design responsivo, mas escolher um template de WordPress Responsive economizará tempo e gerará mais tráfego.

3- Inclua em seu site um blog no qual poderá publicar informações criativas e originais

Criar artigos com muita informação, bem escritos, utilizando palavras-chave e gerando links internos ajudará não só a oferecer conteúdo de qualidade para os usuários, mas também a melhorar o posicionamento nos buscadores.

4- Envie o site para diretórios importantes e tente adquirir links em sites externos

Um diretório ao qual você pode enviar a sua URL é o Open Directory Project. Nele são listados e categorizados os links para sites. É um dos mais importantes a nível mundial e pode acrescentar um link extra de qualidade.

Por último, lembre-se de que o Google e o WordPress se dão muito bem e esta é outra vantagem importante. Com uma estratégia adequada e boas práticas, aparecer nos primeiros lugares dos buscadores será um objetivo que poderá ser alcançado.