Quem tem um web site ou e-commerce já ouviu falar em SEO. Estas três letrinhas são fundamentais quando o assunto é posicionamento de uma página nas buscas orgânicas, como a do Google. Entretanto, há muitas controvérsias sobre a real relação entre as estratégias de SEO e as redes sociais. Será mesmo que uma influencia a outra junto aos buscadores? Vamos ver a seguir.

1. Ranqueamento de Web Sites

Desde que o algoritmo do Google foi atualizado pela última vez e definiu novos padrões para a relevância de um web site, muitas discussões foram geradas em torno da importância das redes sociais na definição do ranqueamento dos mecanismos de buscas.

Matt Cutts (engenheiro do Google na época da atualização) divulgou esse vídeo em que diz que as métricas sociais, como o número de “curtidas” em um perfil do Facebook por exemplo, poderiam ser um indicativo que o web site tem autoridade no assunto, mas não influenciariam efetivamente o modo como o Google posiciona o site.

Em seguida, Danny Sullivan (editor e fundador da Search Engine Land e autoridade no assunto de SEO) enviou questionamentos ao Google e ao Bing, comentadas abaixo:

O que disse o Google

  • O Facebook e o Twitter são tratados como qualquer outra página na hora de definir a relevância de um web site.
  • Se houver um número de menções consideráveis e que sejam possíveis de rastrear, a rede social será apenas mais um fator que será analisado na hora de fazer o posicionamento da página nos resultados.

Isto nos leva a entender que para o Google a quantidade de seguidores nas redes sociais não é algo que será levado em conta, mas os backlinks com qualidade que o buscador rastrear.

O que disse o Bing

Já o Bing afirmou que leva em conta os dois fatores na hora de posicionar um web site:

  • Link mencionados no Twitter
  • Autoridade de um perfil: número de seguidores.

O que dizem os especialistas em SEO

A maioria dos especialistas afirmam que as redes sociais têm relevância na hora de indexar um web site e posicioná-lo nos resultados de busca, mas que é muito difícil saber todos os fatores que um mecanismo de busca leva em conta.

2. Estratégias para melhorar o Posicionamento

Como são vários os fatores que influenciam no posicionamento, é preciso caprichar em diferentes estratégias. Veja algumas.

a) Qualidade de Conteúdo

Os mecanismos buscam de modo criterioso informações e os conteúdos que realmente sejam relevantes aos usuários, visando proporcionar uma melhor experiência para os usuários. Então, atenção na qualidade do conteúdo que você divulga não apenas em seu web site, mas também nas redes sociais.

O Google ainda não faz o posicionamento de uma página baseado no número de curtidas do perfil ou seguidores. Entretanto, usa a qualidade do conteúdo propagado como critério ranqueador, ou seja, as chamadas menções sociais – o engajamento, o compartilhamento, etc.

De forma geral, textos longos costumam não ser lidos na totalidade nas redes sociais, pois a interação é mais rápida, além de correr o risco de ultrapassar o limite de caracteres de algumas redes sociais. Assim, divida o conteúdo, fazendo com que cada post tenha pequenos textos e use e abuse de imagens, vídeos e infográficos.

b) Interação com os Seguidores

Além de qualidade de conteúdo, é preciso se fazer presente constantemente nas redes sociais. Nada de publicar um post e sumir! É fundamental que tenha interação com os seguidores que comentarem, fazerem perguntas ou compartilharem as publicações.

c) Otimize seus Perfis

Para aprimorar ainda mais a integração com o seguidores é fundamental que os perfis sejam otimizados, ou seja, que eles sejam funcionais e de fácil navegabilidade. Assim como no web site, o usuário precisa encontrar informações relevantes facilmente – como telefones, links, e-mails, endereços e, principalmente, o link para o web site. Dessa maneira a interação fica mais dinâmica, o que pode ser positivo para os mecanismos de busca.

d) Invista em Links Externos

Ter os links de conteúdos divulgados em suas redes sociais ou mesmo por outros web sites, blogs, portais ou usuários pode ajudar positivamente na maneira como os mecanismos de busca entendem a relevância de seu web site. Essas informações podem ser usadas como parâmetro para avaliar se seu site pode ser considerado uma “autoridade” no assunto, a fim de melhorar o ranking da sua página.

Quando você divulga um post, por exemplo, ele pode ser compartilhado por 1 ou mais usuários. Dentro do grupo de amigos e seguidores desse perfil, outras pessoas podem ter contato com o post, fazendo com que ele seja visto por um grande número de pessoas. Esta ação pode aumentar o volume de buscas em seu perfil nas redes sociais e até mesmo no web site, gerando mais engajamento entre os usuários e ajudando os motores de busca a compreenderem o quão importante seu conteúdo pode ser, podendo classificá-lo com um bom posicionamento nas páginas de resultados das pesquisas orgânicas.

Mas, cuidado para não exagerar nas ações que você realiza nas redes sociais! Algumas práticas podem ferir as políticas dos mecanismos de buscas e influenciar negativamente o SEO, como copiar conteúdos de outras páginas e utilizar perfis fakes.

e) Defina bem as Estratégias

Antes de qualquer ação é preciso definir e delimitar bem as estratégias que serão utilizadas. Elabore um plano de marketing digital bem criterioso. Analise as melhores ações e busque implementá-las de forma adequada para sua marca ganhar autoridade em determinado assunto. Para isto, é fundamental determinar bem sua persona (público-alvo) e todos os canais que irá utilizar para chegar até ela. Leia mais sobre planejamento nesse link.

As estratégias bem delimitadas são determinantes para que os mecanismos de busca compreendam o quão relevante seu web site é e assim poder colocar e mesmo manter sua página no topo das pesquisas orgânicas. O mais importante é saber segmentar e desenvolver estratégias que agreguem valor e conhecimento aos seus seguidores, pois uma ação bem planejada pode gerar uma reação positiva para a marca, contribuindo para seu ranqueamento.

Com todas essas ações, gradativamente, os mecanismos de busca irão compreender a relevância do seu web site e irão posicioná-lo da melhor forma.

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Conclusão: mesmo que os mecanismos de busca utilizem diversas métricas no ranqueamento, não podemos deixar as redes sociais de lado quando traçarmos o planejamento de marketing digital de uma marca. O conteúdo aliado aos links externos e engajamento do perfil é sempre o melhor caminho, sem segredos, apenas muita dedicação, estratégias e persistência.