Existem diversos processos que os gestores, especialmente os do meio digital, precisam dar atenção. Um desses quesitos é a segurança digital do site. É fundamental ter um gerenciamento técnico profissional para evitar qualquer tipo de risco referente aos dados sensíveis de clientes, como cadastros, fluxos, lucros e despesas, transações financeiras, além das informações de produtos e fornecedores.

Em qualquer negócio, o andamento contínuo e sem paradas das operações é de grande relevância. Para que isso aconteça sem grandes dores de cabeça ou prejuízos, dedique tempo na segurança do seu site e sistemas. Sabemos que quedas de sistemas e falhas em um site ou loja virtual afeta os consumidores, atrasam vendas (ou ocorre a perda de vendas) e geram grandes prejuízos. Por esse e outros motivos a infraestrutura de servidores precisa ser otimizada e segura.

Pensando nisso, escrevemos esse artigo com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre segurança digital para sites. Acompanhe a seguir.

Tipos de ataques

Primeiro vamos conhecer os tipos mais comuns de ataques a um site.

  • Força bruta: esse processo consiste em tentar adivinhar as senhas até encontrar a combinação certa. Existem robôs que ficam 24 horas testando senhas e logins.
  • Backdoor: recurso utilizado por malwares para garantir acesso ao um site, rede ou sistema.
  • DDOS: utiliza computadores “zumbis” para gerar tráfego falso até que um site fique fora do ar. Os “zumbis” podem ser até computadores domésticos, que foram invadidos e instalado um sistema para atacar outros computadores. Por isso a importância de manter o computador de casa sempre livre de vírus e bem seguro.
  • Ataque no host: quando um servidor de hospedagem é mal configurado ou utiliza softwares desatualizados propicia fragilidades que podem ser encontradas para invasão.

Etapas e elementos da segurança digital

Existem três etapas com elementos distintos que são fundamentais para a segurança do web site, são elas:

  • Proteção: a primeira etapa é ter um sistema que protege seu site, fazendo monitoramento e controlando o tráfego. Isso é conseguido através de um desenvolvimento web e após com a hospedagem e gerenciamento técnico profissionais.
  • Detecção: ter um sistema atuante que faz o escaneamento e monitoramento de códigos e de banco de dados em busca de malware e falhas de segurança, avisando o gestor sempre que encontre possíveis problemas.
  • Resposta: a etapa mais preciosa e ter uma resposta rápida e consiste para remover ameaças, como malware, backdoor e phishing. Para isso existem sistemas específicos ou, às vezes, é necessário realizar manualmente por um expert da área.

Monitoramento do site

Um sistema, loja virtual ou web site seguro é primordial para manter seus dados e os dados dos seus clientes protegidos, evitando qualquer invasão e roubo de informações confidenciais. Para isso, é importante investir em sistema de gerenciamento técnico e monitoramento. Com esse serviço, é possível monitorar a infraestrutura do seu site 24 horas por dia, 7 dias por semana. Facilitando as ações preventivas e corretivas caso sofra algum ataque.

Tenha o acompanhamento de profissionais capacitados, que fazem backups, que monitoram alertas de consumo de recursos e de possíveis ataques, e recebem notificações importantes em tempo real, como por exemplo, uma parada no serviço.

Melhores práticas de segurança digital

Garantir que um site, e-commerce ou sistema seja 100% seguro não é possível, mas você deve usar camadas de segurança para se proteger.

1. Softwares e versões atualizados

A cada atualização lançada por um sistema ou plataforma, são feitas correções e melhorias. Essas correções podem ser a garantia de um melhor desempenho de segurança digital.

Fique atento as novas atualizações e assim que for lançado uma nova versão, faça backups antes de instalar qualquer nova versão, para garantia de ter os dados intáctos caso algo de errado aconteça. Nosso serviço de gerenciamento técnico já faz isso para você ficar tranquilo.

2. Proteção do banco de dados

O banco de dados é o um dos itens principais do seu web site, independente se for site institucional, blog ou loja virtual. É nele que estão informações sobre clientes, serviços, fotos, vídeos, fornecedores e, em alguns casos, até todas as movimentações financeiras.

Utilize sempre senhas fortes, com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais para acessos a áreas restritas e dados sensíveis.

Também registre apenas informações necessárias, pois isso evita que dados estranhos possam causar danos no sistema. Outros dados podem ser salvos no mesmo banco, desde que com estratégias de confidencialidade específicas para cada caso.

3. Procurando e solucionando falhas

Há diversos pontos de riscos em qualquer sistema e procurar e monitorar falhas e vulnerabilidades é essencial para protegê-lo. Tente localizar os pontos de riscos e se encontrar realize ações preventivas e corretivas para garantir a segurança.

A rapidez com que forem reconhecidas as possíveis falhas e solucionados os problemas determinará os danos causados. Por isso, conte sempre com um gerenciamento técnico profissional para seu web site ou loja virtual.

Tipos de vulnerabilidades mais comuns

  • Cross Site Scripting (XSS);
  • Ataques de Injeção SQL;
  • Software Desatualizado;
  • Métodos Bad GET ou POST;
  • Falsificação de Solicitações entre Sites (CSRF);
  • Execução Remota de Código;
  • Login Form Bypassing;
  • Exploits de Dia-Zero.

4. Tenha um Certificado de Segurança (SSL)

A utilização de um Certificado de Segurança (SSL) também é fundamental para a segurança do seu site ou loja virtual. A segurança desse tipo deve ser priorizada atualmente, em qualquer tipo de site.

5. Use Firewalls

O Firewall é a forma eficaz de proteger seus dados desde a infraestrutura, pois é ele que bloqueia ameaças e ataques na sua rede, protegendo seu sistema de todos tipos de spam, malwares, worms, trojans, spyware e outras ameaças.

Com o uso do Firewall é possível proteger seu web site com a prevenção e detecção de vírus ou roubo de informações sigilosas.

O uso de uma política de segurança digital robusta ajuda a garantir o máximo de segurança no seu ambiente, por isso, esclareça a questão de segurança para toda a equipe.

6. Faça Backups

O serviço de backup diário permite que você tenha uma cópia do seu site ou loja virtual e de todos os seus dados em um ambiente seguro. Em caso de problemas, uma restauração pode ser feita de forma rápida, segura e prática.

Seu Site Seguro

Os web sites da Cronomídia já são desenvolvidos com as boas práticas para a segurança digital. Fique tranquilo quanto aos seus dados com nosso serviço de hosting e gerenciamento técnico e se preocupe com o que realmente é importante para você: seu negócio!