Se o que deseja é vida longa para seu site e sua empresa, investir em segurança de dados será fundamental e a primeira coisa a fazer. Saiba os motivos neste artigo!

O primeiro fator a ser considerado é que qualquer empresa que funciona no ambiente online é um potencial alvo para hackers, vírus e outros arquivos maliciosos.

Perigos deste porte podem comprometer a segurança de processos organizacionais que também atingem diferentes áreas, as vezes simultaneamente, além de clientes.

Para evitar quebra de sigilo, perdas financeiras e até prejuízo moral, sem falar em muita dor de cabeça, é preciso prevenir ações criminosas destes ataques cibernéticos de forma ostensiva e principalmente preventiva.

Sim, ferramentas para garantir a segurança de dados existem, mas, será que são suficientes?

Ao certo sabemos que SEGURANÇA ONLINE deve ser uma prioridade na mente de empresários e gestores, e para isso partilhamos agora dicas funcionais.

Vamos a elas…

Ações simples, mas que garantem a segurança de dados

1. Backup é importante (Sempre)

O backup é um procedimento tão básico que não deve ser adotado somente por empresas de todas as áreas e todos os segmentos, mas também por usuários particulares.

Basicamente, isto significa que a empresa deve ter cópias, tanto virtuais quanto físicas, das informações e dados mais relevantes.

  • Virtuais: armazenamento na nuvem;
  • Físicas: HD externo ou outras formas físicas de armazenamento, como pen drives.

Considerar essas duas formas para aumentar a garantia de controle de informações é deveras importante.

Mas, uma forma maior de garantia é a redundância. Isto significa que não adianta ter apenas uma cópia, um backup único.

No meio de T.I. é comum se dizer que “quem tem um não tem nenhum”. Cada cópia, além da primeira, conta como níveis de redundância.

Para dados realmente importantes da empresa, é recomendado que ela possua dois ou mais níveis de redundância para garantir com plenitude a segurança de dados.

2. Conte com assessoria plena em T.I.

Não existindo setor específico de T.I. e para segurança de dados na empresa, é interessante contar com consultoria de empresa especializada.

É um ótimo investimento para melhorar a segurança online, pois garantem atualização permanente de softwares e implementam novas e mais eficazes ferramentas de segurança.

Sem dizer que especialistas podem também identificar rapidamente quaisquer falhas de segurança que o sistema da empresa possua.

3. Considere utilizar rede compartilhada

Muitas empresas já adotam este tipo de rede. Todo o dado a ser acessado, desta forma, vai necessitar de uma permissão.

É uma forma inteligente de se controlar o fluxo de informação dentro da empresa, evitando que as pessoas passem para computadores corporativos arquivos corrompidos.

Com rede compartilhada, somente pessoas autorizadas podem ter acesso às informações empresariais, principalmente aquelas que são mais sensíveis ao bom funcionamento da organização.

4. Oriente a sua equipe a adotar uma postura de segurança de dados

Adotar a cultura de segurança de dados dentro da empresa, passando aos seus colaboradores como:

  • Trocar as senhas periodicamente;
  • Não abrir sites que possam conter vírus;
  • Ter cuidado ao conectar quaisquer dispositivos na rebe aberta
  • Ter uma senha com números, letras maiúsculas e minúsculas, com caracteres especiais…

E outros cuidados, com vista a proteger a informações, é papel decisivo que os colaboradores possuem como aliados neste momento.

Se preciso for, realize treinamentos para que todos tenham a mesma instrução, e assim, manter a empresa protegida em qualquer circunstância.

senha-segura

5. Bloqueie sites potencialmente perigosos

Uma empresa pode lançar mão de diversas ferramentas que inviabiliza colaboradores a acessarem sites perigosos, potencialmente nocivos ou não seguros.

Porque estes sites podem se utilizar da prática de phishing, ou seja, a captura de dados relevantes de um computador.

Esta prática também pode ser estendida aos e-mails, tanto pessoais quanto corporativos, abertos no ambiente de trabalho.

6. Só use softwares de gestão seguros

Softwares de gestão empresarial, como o Sistema ERP Online, podem ajudar decisivamente na segurança de dados das empresas.

Com a implementação de tecnologia SSl visando criptografar as informações empresariais, a mesma que sé utilizada por bancos para proteger os seus correntistas.

Sem dizer que os servidores possuem monitoração 24 horas por dia, sendo que a segurança vai estar constantemente disponível.

Por isto, para ter segurança de dados empresariais de fato, considere o uso do Sistema ERP Online, que ainda entrega mais vantagens como:

  • Controle financeiro e de estoque;
  • Emissão de boletos e notas;
  • Controle de orçamentos, vendas e ordens de serviço.

E muito mais…

Contar com Sistemas de ERP’s online é tendência, mas, acima e tudo é um diferencial neste mercado competitivo.

Em suma não podemos esquecer jamais que a segurança de dados é um ponto sensível e decisivo para o sucesso de uma empresa e não se deve poupar cuidados para proteger informações.

 

Este é um guest post e todas as informações e o sistema citado é de responsabilidade da GestãoClick.