Mesmo sendo uma plataforma bastante completa, o WordPress precisa da instalação de alguns plugins (pequenos programas) para ajudar a deixar o site mais prático, atrativo e também agregar funções, principalmente às ligadas ao marketing digital.

Existem vários plugins disponíveis, gratuitos e pagos, porém nem todos são 100% confiáveis. Muitos desenvolvedores disponibilizam o seu plugin sem uma documentação completa, sem muitos testes, com código mal escrito e até com falhas de segurança. Esses plugins podem prejudicar muito o desempenho e segurança do web site e do servidor que o hospeda.

Pela dificuldade de decisão na hora de escolher o melhor plugin para seu site WordPress que criamos uma lista bastante prática, com plugins já testados por nós consideramos os melhores e mais seguros. Veja quais são!

Hello Bar

A Hello Bar é uma ótima e rápida maneira de otimizar o seu site. Ela consegue converter bastante as visitas por permitir a padronização de uma barra de ferramentas em um espaço de fácil visibilidade em sua página. O plugin é gratuito e você precisa apenas cadastrar sua conta no site da empresa.

É permitido divulgar qualquer link, podendo ser um produto em venda, uma publicidade de site ou empresa parceira, um texto do seu próprio blog, entre outras opções. O melhor da Hello Bar é que ela permite também a padronização da frase de chamada.

A criação da sua Hello Bar leva apenas alguns minutos e depois basta copiar o código de implantação em seu site.

hello-bar

OneSignal

Você já notou como alguns sites enviam notificações para seus leitores acompanharem seus conteúdos online? Essas notificações convidam as pessoas a se cadastrarem para receber novidades sobre o site, como novos produtos cadastrados (em casos de lojas online) ou novos posts publicados.

Esse tipo de notificação push tem conseguido engajar muitos sites na internet, mantendo sempre um número constante de visitas ou convertendo as vendas de produtos publicados. Uma das melhores ferramentas que hoje podem ser instaladas em seu Worpress e que oferecem essa função é a OneSignal. O plugin não é gratuito, mas oferece uma diversidade incrível de funções de personalização. Vale a pena experimentar.

one-signal

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta fundamental para o engajamento de qualquer site. É através dele que você consegue acompanhar as métricas, permitindo que metas mais concretas sejam criadas.

Ao instalar o Gooogle Analytics para WordPress você descobre, através de uma dimensão muito maior como anda o comportamento do seu site na internet. Por essas informações dá para decidir melhor quais conteúdos produzir, o que mais vende, o que menos vende, entre outros detalhes.

google-analytics-plugin

Yoast SEO Plugin

O Yoast SEO Plugin já é considerado um dos melhores plugins para quem deseja trabalhar e acompanhar o SEO de seu site. A ferramenta é gratuita, mas possui limitações para algumas funções. Para quem está começando, não é necessário pagar pelo serviço, caso queira pegar mais familiaridade com ele.

yoast-plugin

Quando você cadastra uma conta no WordPress alguns plugins já vem instalados e um deles é o Akismet. Mesmo que haja outra oferta, indicamos que permaneça com ele instalado, por ser considerado uns dos melhores da plataforma.

askimet-plugin

Flare

O Flare é um dos mais populares plugins de compartilhamento nas redes sociais atualmente. Sabemos o quando esses sites ajudam a melhorar a sua popularidade e o número de visitas, por esse motivo ter um plugin direto na sua página é importante.

Com o Flare você consegue posicionar botões de compartilhamento para que seu conteúdo seja publicado diretamente em outras páginas.

flare-wordpress-social-plugin

Get Site Control

E assim como o Flate, o Get Site Control é um plugin para redes sociais. Ele cria um pop-up em seu site com acompanhamento de Curtidas e Seguidores em suas redes sociais. Além de mostrar a sua popularidade, o plugin ainda permite que seus leitores sigam seus perfis nessas redes a partir do próprio site.

Você tem pesquisas, formulários, chat online e muito mais em uma única ferramenta.

get-site-control-plugin

EXTRA: Mautic

Se você quiser optar por algo ainda melhor que o plugin para alavancar seu marketing, o Mautic é uma ótima opção! Ele é uma plataforma de automação de marketing que traz a possibilidade de criar formulários inteligentes, promovendo ações muito mais complexas e positivas. O sistema permite que você faça um rastreamento muito mais completo e abrangente dos seus visitantes, permitindo uma melhor conversão de vendas e publicações.

Conheça mais sobre o MAUTIC aqui.

mautic-tela-4

Esses plugins citados acima nós testamos. Mas, caso você encontre outros plugins interessantes, sempre pergunte para o desenvolvedor do seu web site se eles são seguros e aptos para serem instalados no seu WordPress. Isso evita que seu web site fique desconfigurado, com problemas de layout ou falhas de segurança.