Qualquer marca que busque crescer no mercado e conquistar o respeito do público precisa ter em mente a importância que um website de qualidade tem nessa jornada. A atração de novos clientes se dá cada vez mais pelo meio online, e o portal da empresa se torna a primeira impressão para muita gente, e daí vem a necessidade de transformá-lo em algo que represente a imagem que deseja passar.

Com o desenvolvimento tecnológico e a evolução natural do webdesign, hoje já existem inúmeras formas de aperfeiçoar um website corporativo para deixá-lo sempre mais atraente aos olhos do público visitante. Em tempos de marketing de conteúdo para geração de leads como a forma mais eficiente de conquistar uma clientela realmente interessada no que a empresa oferece, todos os detalhes fazem a diferença para superar a concorrência. E um deles é ter um site responsivo.

O que é um site responsivo?

Site responsivo é o termo usado para descrever os portais que são desenvolvidos pensando não só no usuário que vai acessar pelo computador, mas também por aquele que o fará através de smartphones ou tablets.

Adaptar o layout e o design em geral para diferentes tamanhos de tela é o que torna-o responsivo, e traz muitas vantagens tanto para a marca quanto para os internautas.

A ideia de um site responsivo é que, automaticamente, a página inicial e todas as demais se adaptem à mídia onde estão sendo abertas – seja ela um notebook ou um telefone celular com tela bem menor, entre outras opções. A organização dos elementos do portal precisa ser flexível de acordo com o tamanho da tela, tornando a leitura sempre fácil para quem está visitando.

A importância do site responsivo

Não é só pela facilidade de leitura que é importante adotar um site responsivo. Claro, tornar mais prática a vida do usuário ajuda e muito! Se o site não for responsivo, o conteúdo não estará bem disposto na tela e o leitor não conseguirá ler direito nem encontrar a informação que procura, logo, ele provavelmente irá trocar de site e buscar as informações em outro lugar – na concorrência, quem sabe.

Navegação e experiência do usuário são fatores determinantes para atrair e manter no site novos clientes em potencial. E, uma coisa é certa: quem não conseguiu encontrar informações em um site, não retornará a ele, mesmo acessando de outros locais.

A formatação adequada, com menus e botões bem colocados, em todas as páginas do portal, é um grande diferencial para conquistar aquele internauta no momento.

Mas por que tanta preocupação com quem acessa pelo celular ou tablet?

A resposta é simples: navegar pela internet no smartphone ou tablet já é tão comum (ou mais) do que pelo computador ou notebook. Com a vida corrida e a presença constante do telefone sempre ao lado com múltiplas funções, fica mais fácil pesquisar pelo celular quando precisar e rapidamente.

Alguns web sites e e-commerces, em especiais que divulgam em mídias sociais, já possuem acesso de 75% via móbile e esse percentual só tende a crescer.

Segundo dados do Google, que é líder disparado entre mecanismos de busca na internet, quase 60% das pesquisas feitas por internautas já se dão através de smartphones. Por isso, o ranqueamento dos resultados já privilegia os sites responsivos. Assim, organicamente fica melhor posicionado no ranking do Google quem tem um site responsivo. E não é segredo algum que estar bem ranqueado ali faz enorme diferença para geração de leads.

Então, não fique para trás! Atualize e modernize seu web site! E também fique atento às tendências e novidades do mercado, pois são pequenos detalhes que fazem toda diferença para sua marca!

Quer ter um web site responsivo, moderno e atrativo para seus clientes? Fale com a gente!