Quem trabalha na área de turismo já deve ter percebido que nos últimos anos a concorrência cresceu bastante. A internet permitiu que qualquer viajante detalhasse suas experiências e acabasse entrando para o segmento mesmo “sem querer”. E assim, a necessidade de se diferenciar dos outros também aumentou consideravelmente – afinal, não é fácil se destacar em meio a tanta gente.

Não importa se você trabalha com hotéis, albergues, passagens, visitas guiadas ou dicas de turismo em geral: é preciso saber se comunicar na internet para conquistar espaço e ganhar público de maneira espontânea. E para isso, nada melhor do que aprender a trabalhar o seu inbound marketing.

O que é Inbound Marketing

O conceito de inbound marketing surgiu justamente como oposição ao outbound tradicional: aquela forma de comunicação que vemos desde sempre, com propagandas em televisão, rádio, jornais, revistas, outdoor ou email de uma maneira considerada intrusiva, sem a escolha da pessoa atingida em querer ver aquilo.

O inbound é o contrário. É a forma de marketing em que você atrai o público de maneira orgânica e natural.

Quem chegou até você o fez porque quis, porque se identificou com a marca e tem realmente algum interesse no que você oferece.

É a diferença entre impactar uma pessoa através de uma página de publicidade em uma revista (que ela viu porque estava lendo ali, e não porque quis) e impactar através de um texto ou vídeo sobre um assunto que interessou a ela e tem a ver com a sua área de atuação. Das duas maneiras ela pode tomar a decisão de visitar o seu site, por exemplo, mas a segunda é mais forte.

No geral, o inbound marketing costuma ser associado à produção de conteúdo (blog, vídeo, redes sociais, ebooks, entre outros) que possa interessar o seu público-alvo para, assim, atraí-lo até você e transformá-lo efetivamente em um cliente.

Fizemos um post completo sobre Inbound Marketing, veja aqui.

Dicas de Inbound Marketing para o Turismo

Se a internet proporcionou muita concorrência para quem trabalha com turismo, também trouxe inúmeras possibilidades para atrair clientela através de inbound marketing. A primeira, e mais utilizada, é através do marketing de conteúdo – e não deve ser deixada de lado por quem pretende se destacar no meio.

Um exemplo de conteúdo que sempre chama a atenção no mundo digital são os guias e roteiros de uma cidade, região ou país. Quem viaja está sempre destrinchando a internet em busca de dicas sobre o destino – e quem faz um bom trabalho em seu site pode manter esse leitor por muito tempo lendo artigos atrás de artigos a partir de uma só pesquisa inicial em sites de busca. O diferencial é ter qualidade no blog post para que o internauta se sinta tentado a continuar ali ou a voltar depois.

Ao trazer o leitor para seu site, o ideal é conseguir um gancho para transformá-lo em lead: um potencial cliente que, por conta própria, oferece seus dados de contato e, assim, permite que você o tenha em sua base de dados. Como, por exemplo, convidá-lo a assinar sua lista de emails e passar a receber newsletters com dica de turismo.

Veja também como usar o Web Site na Hotelaria para ter mais Reservas Diretas

Usar as mídias sociais para atrair público também é passo fundamental dentro do inbound marketing. Facebook, Twitter e Instagram podem e devem ser usados como forma de compartilhar pequenos posts com informações e conteúdo de interesse do público-alvo. Basta um post viralizar para seu alcance aumentar substancialmente. As três redes, assim como o YouTube, são excelentes plataformas também para vídeos – que estão muito em voga e possuem cada vez mais espaço na internet hoje em dia.

Por fim, é importante não se esquecer que, para aparecer melhor ao público de turismo, é preciso estar presente em alguns sites que caíram no gosto dos viajantes de plantão. São plataformas de busca de hospedagem como o Booking, o Kayak, o Trivago; ou as de dicas de destinos como TripAdvisor, FourSquare, etc. – entre outras.

Conheça o público e entregue qualidade

Seja como você decidir trabalhar sua estratégia de inbound marketing para a área de turismo, alguns pontos em comum não mudam jamais.

Primeiramente, conhecer a fundo o seu público é essencial e vai determinar todos os passos seguintes na hora de planejar sua comunicação.

Naturalmente, o foco de clientela de uma rede hoteleira é diferente do de um albergue; que é diferente de quem trabalha oferecendo pacotes de viagem ou de quem apenas apresenta dicas de determinado destino.

Nunca pare de pesquisar e descobrir os interesses e desejos de quem fala com você e fique atento ao novo viajante, o que está sempre conectado e mudou as formas de consumir!

Em seguida, após definir todo o planejamento de inbound marketing, prezar pela qualidade do conteúdo que vai produzir é um grande diferencial. Procure a originalidade, para diminuir a concorrência nos mecanismos de busca, mas nunca deixe de entregar artigos, posts ou vídeos que satisfaçam o máximo possível a curiosidade de quem está vendo ou lendo.

Com estratégia e planejamento, qualquer um pode ver os acessos crescendo mesmo em meio a bastante concorrência pela web. E, consequentemente, visitas se tornam leads; que se tornam clientes… e assim o seu negócio caminha para o sucesso.

Se quiser saber mais sobre Marketing Hoteleiro, acesse HotelariaWeb.com.