O uso de celulares e tablets no Brasil, assim como no mundo, vem crescendo em uma taxa muito significativa. Este crescimento gera um impacto direto sob o atendimento ao cliente e, claro, nas vendas. Há tempos falamos da importância de ter seu site responsivo, ou seja, aqueles adaptados para todos os tamanhos de tela e esta semana o Google comprovou este fato. Via seu blog oficial, o Google anunciou duas novidades referentes a sites com boa experiência para dispositivos móveis. Saiba quais são.

Melhoria no Ranking

O Google cita em parte de seu artigo que “está experimentando utilizar o critério de ‘mobile-friendly’ como um fator de rankeamento”.

Na prática, isto funcionará da seguinte maneira: um site é muito acessado via dispositivos móveis e é responsivo mas está em 5º lugar nas buscas. Os quatro primeiros não são adaptados para celulares e tablets. O Google então, passará o site de 5º para 1º, melhorando a experiência do usuário.

Para garantir que o seu website seja compatível com a nova regra, contrate uma empresa que conheça toda documentação sobre como criar e melhorar um website focando em dispositivos móveis e também confira o relatório no Google Webmaster Tools de usabilidade para dispositivos móveis de seu website.

Marcação Visual de Site Compatível

Além da melhoria no ranking, outra novidade é referente à uma marcação visual para que os usuários saibam que um site é compatível com dispositivos móveis. Esta marcação já aparecia em alguns sites nos Estados Unidos e na Europa, onde era utilizado um ícone ao lado do site. Agora será da seguinte forma:

Elementos de Responsividade

Para garantir que o website é compatível com dispositivos móveis, o Google olha elementos como:

• Se o website não utiliza softwares que não são comuns em dispositivos móveis, tal como o Flash;
  • Se o website utiliza textos que podem ser lidos sem a necessidade de zoom na tela;
  • Se o conteúdo é ajustado para telas de diferentes tamanhos, sem que o usuário tenha que usar a rolagem horizontal ou o zoom;
  • Se o há links bem separados para que cada um possa ser facilmente clicado; entre outros.

Sites responsivos já são imprescindíveis. Se seu site ainda é antigo, saiba que você pode estar perdendo clientes. Modernize, melhore seu website! Saia na frente da sua concorrência!