O João Parente, do Next Ecommerce, escreveu um post bem informativo com fatores críticos que devem ser levados em consideração em qualquer loja virtual. O tema é super importante e a gente compartilha com você! Confira.

Para ter êxito em um negócio de e-commerce é essencial desenvolver um ótimo planejamento e ter muita atenção para alguns fatores que são críticos para o sucesso. É possível dividir estes fatores em 4 grandes pilares, que são: Marketing, TI, Logística e SAC. Todos são de igual importância e se qualquer um falhar, o negócio vai por água abaixo.

Em seguida, explico brevemente o que há de tão importante em cada uma destas áreas:

Marketing

Na área de marketing, podemos destacar os famosos 4 P’s, aplicando-os de forma adequada para o comércio eletrônico.

Preço

  • Definir e controlar muito bem a margem dos produtos e ficar atento para o preço ser competitivo em relação à concorrência.

Produto

  • Definir adequadamente o mix considerando o “Time to Market”, ou seja, todos os fatores externos, como por exemplo, a sazonalidade, tendências, etc, oferecendo os produtos certos no momento certo;
  • Comprar a quantidade adequada de cada produto, levando em consideração o conceito da “cauda longa”, trazendo maior variedade e menos quantidade de cada item;
  • Fazer a categorização adequada, também conhecida árvore mercadológica bem feita, trazendo a melhor navegação possível para o site;
  • Descrever os produtos da forma mais detalhada possível;
  • Fotos devem ser impecáveis.

Praça

  • Definir a área de atuação cuidadosamente para garantir a entrega do produto ou serviço com a mesma qualidade em todos os locais. Estas informações devem ser explícitas e muito claras para os usuários;
  • Ter uma logística eficiente – Processos de Expedição e Logística integrados para agilizar prazos de entrega;

Promoção

  • Definir adequadamente os canais e o plano de comunicação, pois são peças chave para atrair o público para a loja;
  • Fidelizar os clientes pode ser um fator determinante para manter o comércio eletrônico rodando de forma constante e consistente;
  • Avaliar constantemente o ROI (Retorno sobre o investimento) com o objetivo de garantir que todo o investimento está tendo o retorno adequado em relação à margem de lucro.

SAC

  • Integrar muito bem o SAC com todas as áreas da empresa, com o objetivo de sempre ter a resolução dos problemas da forma mais ágil e rápida possível;
  • A área deve ter autonomia o suficiente para resolver a maioria dos problemas e sempre ter as respostas adequadas;
  • As respostas devem ser imediatas;
  • Ofereça vários canais de atendimento, como telefone, Whatsapp, Skype, Chat Online, E-mail, entre outros;
  • É indispensável entender a importância do pré venda e pós venda:
    – Pré venda:
    Entender muito bem do produto e das categorias;
    Treinar a equipe para vendas e alinhamento com a essência da marca;
    – Pós venda:
    Entender as políticas de troca e devolução;
    Atendimento sempre deve ter o foco em fidelização.

 

Logística

  • Gestão de estoque – Seguir os conceitos de Curva ABC e Long Tail (Cauda Longa) e garantir a disponibilidade e reserva;
  • Operação – Recebimento, armazenagem, picking, packing e posting, e logística reversa;
  • Ciclo de vida do pedido (Ex: prazo de entrega prometido ser menor ou igual ao executado);
  • Gestão de transportadoras e valores de frete;
  • Garantir a integridade dos produtos na entrega (Ex: embalagem).

TI

  • Escolher toda a tecnologia por trás do e-commerce, alinhando com a estratégia do negócio;
  • Escalabilidade – Ter certeza que a plataforma escolhida possibilita crescimento do negócio;
  • Lembrar antes, durante a depois do desenvolvimento da loja, que todos os ambientes devem ser de fácil navegação;
  • Garantir a segurança na transação e disponibilidade da loja;
  • Analisar cuidadosamente todas as ferramentas a serem utilizadas, sempre tendo foco em conversão.

Fique atento a esses fatores, que é um passo para o sucesso do seu e-commerce!