Fala-se muito a respeito do que é preciso fazer em termos de marketing para a sua empresa. No entanto, é preciso também salientar quais são os principais e mais perigosos erros de marketing que você deve evitar a todo o custo. Confira a seguir a lista que fizemos e entenda porque eles são erros prejudiciais para o sucesso do seu negócio.

1. Não conhecer o seu público alvo

Mais importante do que conhecer o produto que você vende ou serviço que oferece é conhecer o seu público alvo. Quando isso não é feito, você simplesmente não consegue desenvolver ações de marketing eficientes porque não sabe como chegar até os seus consumidores em potencial.

Além disso, não adianta achar que conhece o seu público alvo, é preciso basear o seu conhecimento em dados concretos e muita pesquisa e não em ‘achismos’. Também não basta saber o sexo e a faixa etária das pessoas interessadas no seu produto, é fundamental saber mais, como classe social, remuneração média, preferências, gostos, onde vivem, crenças, etc.

Quanto mais informações você conseguir reunir a respeito do seu público alvo, campanhas de marketing mais direcionadas são possíveis fazer e mesmo criar ações diferentes, ao segmentar os seus consumidores em potencial.

2. Não investir no marketing digital

Não adianta fugir. Hoje em dia, investir em marketing digital é uma necessidade de praticamente todos os segmentos de mercado. Isso não quer dizer necessariamente que a sua empresa deve vender online, mas é preciso ter o mínimo de divulgação por meio de web sites, e-mail marketing, redes sociais, blogs e outros formatos.

A melhor maneira de estar presente no mundo virtual é, mais uma vez, conhecendo o seu público alvo, inclusive, o seu comportamento na internet. E se ele está comprando em lojas virtuais que vendem os mesmo produtos que você, então, está na hora de pensar na viabilidade de migrar para as vendas online.

3. Não fidelizar clientes

Esse é um erro que pode fazer com que o seu negócio perca o controle de vendas. A partir do momento que são feitas ações de marketing para fidelizar os seus clientes, é possível vender muitas outras vezes a eles novamente com o mínimo de esforço.

Por mais que, atualmente, a concorrência em praticamente todos os nichos de mercado seja grande, a verdade é que os consumidores ainda preferem comprar em uma mesma empresa depois de terem uma boa experiência de compra. Nesse sentido, oferecer um atendimento de qualidade já é o começo de uma ação de fidelização.

Mas isso é apenas o começo. Para tanto, existem muitas opções, como e-mail marketing, newsletter, pesquisa de satisfação, cupons de descontos, brindes e tudo o mais para conquistar definitivamente o seu cliente.

4. Não contar com um relacionamento eficiente

Embora o relacionamento com o cliente eficiente seja uma forma de fidelizá-lo, esse assunto merece um tópico exclusivo. Isso porque não raro as empresas não dão a importância que ele exige. Mais do que atender, seja física ou virtualmente um consumidor, é preciso manter um relacionamento com ele, já que a venda não finaliza quando o produto é adquirido.

Ou seja, após comprar a mercadoria, o cliente pode ter que esperar a entrega chegar a sua casa e, enquanto isso, imprevistos podem acontecer. Ou mesmo depois de usar o produto as chances de ocorrer dúvidas e problemas existem.

Todos esses momentos que ocorrem depois de uma compra devem estar previstos pela empresa e existirem procedimentos padrões para que os funcionários saibam como agir em cada situação. Tudo isso está incluso na experiência de compra do cliente.

5. Não contratar um sistema ERP online

Outro erro que alguns empresários insistem em cometer é não investir no que realmente importa, a exemplo de um sistema ERP online e eficiente para o gerenciamento do seu negócio. Além desse tipo de software interligar os setores e tornar a rotina mais dinâmica, com ele é possível acompanhar as operações da empresa e gerar relatórios.

Quando são pensadas as ações de marketing, é essencial ter em mãos dados completos e exatos sobre o funcionamento do seu negócio. Só assim é possível desenvolver campanhas que consigam atingir os seus objetivos. Com um sistema de gestão online, portanto, é possível levantar a qualquer momento as informações necessárias.

O GestãoClick é um software online que colabora com a gestão do seu negócio, permitindo ainda que seja acessado a qualquer momento e lugar com muita segurança.