Geralmente, as pessoas associam e-mail marketing com Spam, mas não podemos confundi-los! Existe uma diferença principal entre os dois: a permissão de quem recebe o e-mail.

No Spam, os emails são enviados a milhares de usuários sem a permissão destes, o que incomoda, pois ocupa espaço na caixa de email com informações que na maioria dos casos não são interessantes para pessoa que recebe o email.

Já no e-mail marketing, os emails são enviados com o consentimento do dono da conta e existe a opção de cancelar o envio destes emails, ou seja, no e-mail marketing a pessoa quer receber seus emails, o que significa uma audiência interessada no que você tem a expor.

Claro que criar uma lista de e-mails com pessoas interessadas na sua empresa demora mais tempo que usar utilizar listas de e-mails compradas, mas lembre-se que a técnica de spam é ilegal e também não dá credibilidade nenhuma a sua marca, ao contrário, acaba denegrindo sua imagem junto ao consumidor e potenciais clientes. Por outro lado, mesmo necessitando de mais esforço, o e-mail marketing tem diversas vantagens.

Vantagens do E-mail Marketing

• Visibilidade: de acordo com o IBGE, o principal motivo de acesso à internet no Brasil é o e-mail. Ou seja, se uma pessoa se conecta à internet é bem provável que ela vá checar seus e-mails e trabalhando corretamente o e-mail marketing é uma ótima forma de aparecer em um lugar onde certamente seu cliente irá olhar.
  • Segmentação: quando uma pessoa se cadastra para receber e-mails, podemos pedir informações adicionais para mandar conteúdos diversificados por grupos de idade, localidade ou grupos de interesse. É fundamental segmentar seus clientes e ofertar produtos exclusivos.
  • Interatividade: com um simples clique em um link na mensagem do e-mail as pessoas podem visitar seu site, responder seu e-mail, comprar um produto, ou solicitar a exclusão da lista.
  • Agilidade: é possível enviar milhares de e-mails em segundos. Além disso, é mais fácil medir o resultado de sua campanha de e-mail marketing que outras formas mais convencionais.
  • Boa relação custo X benefício: o custo para enviar e receber e-mails é bastante baixa e o retorno de uma campanha séria de e-mail marketing pode ser muito grande, pois é criada uma relação de confiança entre a empresa e o cliente.

Como fazer um campanha de e-mail marketing de sucesso

Os benefícios são vários, mas temos que atentar para algumas dicas para que uma campanha de e-mail marketing seja de sucesso.

1. Ofereça informações úteis: não encha a caixa de e-mail dos seus assinantes apenas com propagandas. Ofereça informações úteis, para que assim as pessoas gostem de receber seus e-mails e, quando você enviar alguma propaganda, já terá a simpatia dos leitores.
  2. Eduque seus leads: quando os e-mails são captados por materiais informativos, como e-books, vídeos ou infográficos, é preciso mostrar-se como referência para seus clientes. Assim, quando elas buscarem uma solução na internet, elas terão sua empresa em mente.
  3. Apresente algo interessante já de início: quando você oferecer enviar e-mails para as pessoas que acessam o seu site, mostre o porquê elas devem fazer isso. Apresente todas as vantagens logo de cara, como artigos, gráficos, livros virtuais, ferramentas, etc. Não fique apenas na promessa, prenda a atenção das pessoas o mais cedo possível e mostre credibilidade.
  4. Ofereça algo impressionante gratuitamente: esta é uma ótima maneira de atrair as pessoas. Ofereça alguma ferramenta, brindes, artigos ou qualquer coisa que possa ter valor para os visitantes do seu site.

Existem várias plataformas para o envio de e-mail marketing, a Cronomídia trabalha com uma própria e dá auxílio em outras. Pois, independente da plataforma escolhida, é importante observar as políticas que as empresas possuem de tolerância de spam e cadastro de usuários.

Outro ponto é que eles podem bloquear a sua conta caso ela tenha uma incidência maior que 0.01% de marcação de spam pelos seus leitores entre outros fatores. É algo crítico, mas nada que preocupe uma empresa/profissional que faça um trabalho honesto e dedicado a satisfação do consumidor. Portanto, Spam nunca! E-mail marketing com consciência!

Pense nos dispositivos móveis

Ainda que você não tenha um site responsivo – aquele que se adequa a celulares e tablets, é importante que seu e-mail tenha um layout fácil para leitura em dispositivos móveis. De acordo com o estudo US Consumer Device Preference Report: Q4 2013, 65% dos emails são abertos em dispositivos móveis.

Fidelização de Clientes

De acordo com um estudo da Marketing Metrics, as suas chances de vender algo para um consumidor que já tenha comprado com você é de 60-70%, enquanto vender para um potencial consumidor novo é de 5% a 20%. Então, pense em fidelizar seus clientes:

• Envie descontos ou brindes exclusivos para seus clientes
  • Lembre-se do aniversário e ofereça um belo desconto neste dia
  • Envie produtos correlatos, o famoso “quem comprou isto, também comprou aquilo”
  • Ofereça frete grátis para quem já compra com você, entre outras ações.

Utilize o e-mail marketing corretamente. Faça boas campanhas e obtenha melhores resultados junto a seus potenciais clientes e consumidores.

Fonte: Agência Mestre.