A tecnologia é parte vital de nosso dia a dia: ela tem um impacto direto sobre a forma como trabalhamos, como nos comunicamos, como nos divertimos, como aprendemos e, é claro, sobre a forma como consumimos. Nunca antes as informações estiveram tão ao alcance de nossas mãos, nem nossos cliente estiveram tão acessíveis.

O fato é: toda essa conectividade está mudando a forma como fazemos negócios, e nem poderia ser diferente. Hoje, a tecnologia está aí para ajudar você, empresário, a impulsionar as suas vendas.

Ouço muitas vezes gestores que têm receio em empregar as práticas e ferramentas desse novo século no seu controle de vendas. Para eles, o que tenho a dizer é simples: estamos vivendo na era da informação, quer gostem, ou não. Os consumidores têm novos hábitos e o mercado novas ferramentas. Quem souber utilizá-las vai sair na frente.

E você, já sabe como a tecnologia pode alavancar as suas vendas?

Pensando em ajudar os gestores que estão justamente buscando integrar soluções tecnológicas à gestão de suas marcas, listamos a seguir 3 formas pelas quais a tecnologia contribui para alavancar as suas vendas:

#1: Maior projeção da sua marca

O marketing digital e o uso inteligente das mídias digitais podem potencializar a projeção da sua marca. Redes sociais, blogs e site próprio são espaços ideais para consolidar a identidade da sua marca, através de postagens que consigam ir além da simples exposição de produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

Aposte em publicações que agreguem valor à sua marca e que possibilitem a identificação do cliente aos valores e visões da sua empresa: invista em conteúdos de qualidade e relevância, direcionados ao seu público alvo e com potencial para compartilhamento online.

Utilize ferramentas de otimização SEO em todas as publicações realizadas. Elas garantem que a sua página apareça melhor colocada nas pesquisas realizadas em buscadores como Google, Yahoo e Bing. Ser encontrada com facilidade é essencial para garantir que a sua empresa venda mais.

Se possível, busque consultoria de marketing especializada. Afinal, existe uma infinidade de ferramentas de marketing online que estão aí para garantir que a sua marca será vista e lembrada pelo consumidor na hora da compra, e ninguém melhor do que um especialista para te ajudar a escolher as melhores ferramentas para a sua empresa.

#2: Relacionamento com o cliente

Estabelecer um bom relacionamento com o cliente é parte importantíssima do processo de fidelização do seu consumidor.

Um bom passo inicial nessa direção é aproveitar a infinidade de formas de comunicação disponibilizadas pela internet para estreitar laços com o seu cliente: possua um número Whatsapp, página da empresa no Facebook, endereço de e-mail e assim por diante. Mas atenção! Garanta que todos os canais de comunicação postos à disposição do cliente sejam verificados constantemente pela equipe.

Mantenha contato periódico com o envio de newsletters e busque ativamente o feedback de seus consumidores. Mostrar que a empresa realmente se importa com as necessidades e opiniões do cliente, utilizando o feedback fornecido para melhoria real dos atendimentos e do processo de vendas, é fator chave na fidelização.

#3: Melhor controle de estoques

Como você realiza seu controle de estoque? Os estoques são parte essencial do processo de vendas, uma vez que determinam o que há, de fato, disponível para venda na empresa. Além disso, representam um capital da empresa que já foi investido em produtos e que perde valor de acordo com o tempo que fica parado em estoque.

Há múltiplas formas de controlar os estoques. Nossa dica é fugir das planilhas manuais, pelo simples fato de que elas dependem de um funcionário que insira e corrija os dados relativos ao estoque. Dessa forma, uma planilha manual nunca acompanha em tempo real a situação dos seus estoques, podendo levar a decisões equivocadas na compra de novas mercadorias ou no lançamento de determinada promoção de vendas.

Busque soluções tecnológicas, como um ERP cloud, que permita ao gestor acompanhar em tempo real o status de cada mercadoria em estoque, determinando igualmente quais os produtos com maior ou menor saída, e quais as épocas de maior ou menor movimento. Um bom sistema ERP é uma ferramenta de gestão estratégica, que vai te ajudar a melhor gerir seus estoques e maximizar seus lucros com vendas.

 

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