Começar um negócio é sempre um grande desafio. Muitos empreendedores, quando se dispõem a abrir uma empresa, acabam se concentrando apenas na ideia do negócio em si, e se esquecem de que é essencial planejar estrategicamente a empresa e cuidar de fatores fundamentais como as finanças, pessoal, estoque e tantas outras atividades.

Muitas empresas não se desenvolvem como poderiam, ou mesmo tomam prejuízos desnecessários porque o empreendedor não tem conhecimento suficiente sobre gestão e acaba não percebendo situações de risco ou perdendo oportunidades.

Pesquisas indicam que os principais fatores responsáveis por casos de falência precoce em empresas estão relacionados à má administração do negócio.

A gestão empresarial é composta por diversos processos considerados base para o sucesso como a gestão financeira, de recursos humanos, clientes, produtos, etc.

É um método de administração que tem como intuito construir o caminho sustentável para a empresa, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos, para a realização de melhores investimentos e relacionamentos com os clientes.

O que é gestão empresarial?

É o controle, administração e estruturação dos processos de uma empresa. Pode ser entendido como um modelo de trabalho que ajuda a formatar a estrutura hierárquica, a política de valores e a gestão de recursos de uma empresa.

Uma das principais dificuldades da gestão é conseguir lidar com todos os aspectos relacionados, que englobam diversas áreas e diferentes conhecimentos. Muitas vezes o empreendedor se especializa em uma área específica relacionada à atividade fim da empresa e se esquece de que um gestor precisa administrar outros elementos.

Como fazer uma gestão eficiente na sua empresa?

Existem diversos modelos de gestão diferentes e o importante é identificar aquele que melhor se adequa às necessidades da empresa. Mas em geral, todos eles exigem que algumas etapas essenciais sejam cumpridas para organizar a empresa e identificar as necessidades dela.

1. Faça uma análise de mercado

Como é o seu mercado de atuação, quais são as perspectivas dele, como a concorrência está se desenvolvendo, existe alguma demanda ainda não identificada, os clientes estão satisfeitos ou têm expectativas ainda não atendidas?

A gestão nota 10 exige que o gestor compreenda o mercado econômico e qual é o papel da empresa nesse meio. É importante identificar qual lugar a empresa ocupa hoje, quais são as oportunidades e dificuldades e projetar caminhos para alcançar os objetivos propostos.

Analise os números da empresa, verifique se estão sendo suficientes, em acordo com o esperado, ou se é preciso modificar as ações que hoje são realizadas para alcançar os resultados desejados.

2. Elabore um planejamento estratégico

Planejar o caminho que a sua empresa precisa trilhar até chegar ao destino desejado é fundamental para uma gestão eficiente, motivada, que envolve os colaboradores e os transformam em participantes engajados com os objetivos da empresa.

A partir da análise feita na primeira etapa é possível determinar objetivos finais e metas intermediárias que direcionam as ações da empresa pelo caminho proposto. Dessa forma é feito um planejamento detalhado sobre cada etapa, quais ações devem ser tomadas, quem serão os responsáveis por cada tarefa e são definidos prazos.

3. Definição de responsabilidades

Quando os colaboradores são sabem o que devem fazer acabam não se envolvendo como poderiam em suas funções e, com o tempo, a empresa entra em colapso.

É fundamental que cada funcionário saiba exatamente quais são suas responsabilidades diárias, quais metas devem ser atingidas e o que a empresa espera dele.

Monte uma equipe de funcionários adequada ao tamanho da empresa para evitar a sobrecarga de algumas pessoas e também a ociosidade e custo desnecessário de funcionários em excesso.

A capacitação dessa equipe também é um fator importante. Seus colaboradores precisam ter capacidade de desempenhar as atividades a eles atribuídas, para isso oferecer treinamentos é fundamental para reduzir os erros.

4. Atenção às finanças da empresa

O setor financeiro é um dos mais importantes de uma empresa e qualquer descuido pode gerar problemas em todos os outros setores. Tudo depende do bom funcionamento das finanças, desde o pagamento dos funcionários, até a compra de matéria-prima e suprimento que fazer a empresa funcionar.

É importante utilizar recursos tecnológicos que facilitam o registro e o acompanhamento das informações financeiras, como um sistema de gestão empresarial ERP, que integra todos os setores da empresa e organiza os dados, oferecendo uma percepção ampla do negócio.

Com um ERP você consegue manter o controle de estoque, de vendas, cadastro de clientes e fornecedores, de emissão de notas fiscais, e muito mais. E o módulo de relatórios facilita a visualização de todos os processos e oferece dados confiáveis para a tomada de decisões importantes.

Essas são apenas algumas etapas do processo de gestão eficiente. Comece a aplicar em sua empresa e veja os resultados.