A plataforma WordPress é, atualmente, considerada a melhor quando o assunto é sobre os gerenciadores de conteúdo, os chamados CMSs. O sistema já suporta sites de todos os nichos, tamanhos e poder. Empresas das mais simples até as grandes multinacionais administram seus sites a partir dessa ferramenta. Ainda assim, mesmo com toda essa abrangência de códigos garantida, o WordPress não é uma plataforma difícil de otimizar.

Preparamos um guia simples e rápido mostrando exatamente o que citamos antes. Você perceberá que é possível otimizar seu site no WordPress seguindo apenas alguns passos. Se utiliza um template pronto, as dicas abaixo serão bem-vindas e ajudarão a economizar o investimento com programadores. Confira.

Otimizando seu Web Site no WordPress

 

1. Elimine plugins, temas e complementos desnecessários para seu site

Plugins, temas, complementos, entre outros itens quando instalados em seu web site consomem mais processamento, deixando a página mais lenta ou, dependendo do tipo de extensão, tornam a página considerada de risco para o leitor.

O ideal é que você faça uma análise e deixe em sua base de dados apenas aqueles plugins, temas e complementos que realmente estão em uso e são eficientes em sua página.

Existem ainda plugins que analisam quais as extensões que estão em seu site e não são necessárias. Mas, o ideal é você ter um profissional que faça o gerencimento técnico do seu web site para que você fique seguro e não delete qualquer dado importante do seu site.

2. Otimize textos e imagens do seu site

A otimização de imagens e textos do seu site permitirão que consiga um posicionamento de destaque nos motores de busca online. Cada uma dessas otimizações é feita de forma diferente, mas se complementam a todo instante.

As imagens devem ser, preferencialmente, no formato JPEG, por serem mais leves. Formatos como PNG e GIF são bem mais pesados e podem prejudicar a otimização do seu site. O tamanho delas também é um bom diferencial nesta hora. Caso você não saiba qual o padrão ideal para seu site ou blog, basta optar por plugins que otimizam e reduzem os bytes das imagens para o mais indicado (os sites criados pela Cronomídia já vem com esse plugin instalado e configurado).

Quanto aos textos, o SEO (Search Engine Optmization) ajuda bastante na sua otimização. Apesar de o conteúdo ser mais focado no marketing do seu produto, há um considerável crescimento de visitas quando essa técnica é aplicada em cada post. Bons textos trabalhados em SEO também ajudam a ranquear bastante o seu site em mecanismos de pesquisas como o Google.

3. Trabalhe os Titles e as Meta Description

A descrição bem elaborada de todas as Meta Description do seu site melhorará consideravelmente a otimização da página. O Title, que são os títulos que você utiliza em cada página também precisam ser pensados. Evitar títulos repetidos é uma das maiores estratégias para os mecanismos de pesquisas posicionem bem o conteúdo publicado. Isso também evita que esses sites marquem sua página como “conteúdo duplicado”, fazendo com que ela perca posicionamento no ranking.

Hoje já existem plugins que ajudam na otimização de um site e na elaboração correta de todos os títulos e Meta Description. Modelos prontos de web sites geralmente já vêm com o WordPress SEO by Yoast instalado e pré-definido. Você só precisa preencher os campos corretamente para deixar sua página muito bem ranqueada.

4. Publique sempre URL amigáveis

URL amigáveis são aquelas fáceis de se identificar, tanto pelo leitor quanto pelos mecanismos de pesquisas. Se você publica um post com o título “Como otimizar seu site”, por exemplo e o publica sem adaptar a sua URL provavelmente ela ficará online mais ou menos como no exemplo abaixo:

http://www.nomedoseusite.com.br/?p=3996,

Esse link é neutro, não transmite nenhuma informação para o leitor ou para o buscador e as chances de ele não entrar nas pesquisas é grande. Já como uma URL amigável, a palavra-chave é melhor trabalhada e o robô do Google, ou outro site de pesquisa, encontrará sua página mais facilmente. Bem trabalhada, ela ficaria provavelmente assim:

http://www.nomedoseusite.com.br/como-otimizar-seu-site

Você pode perceber que o título do texto é a URL e, consequentemente, a palavra-chave para o buscador foi muito bem trabalhada.

5. Utilize modelos de web sites com layouts prontos e pré-configurados

Apesar de você ter visto que é bem simples fazer a otimização do seu site, o uso de modelos prontos para a sua página economiza bastante tempo e dinheiro. Todas as dicas acima possibilitam que uma pessoa com pouco conhecimento em programação realize os ajustes necessários, porém, a insegurança ainda pode surgir e ninguém quer perder cliques e visitas!

Indicamos sempre o uso de templates ou layouts pontos por já serem completamente otimizados, inclusive com plugins necessários pré-configurados, como o Yoast que citamos mais acima.

Prontos para melhorar o posicionamento do seu site na internet? Você pode começar a reconfigurar a sua página hoje mesmo!

Se quiser ter um web site profissional, moderno, de qualidade, responsivo e completo para seu marketing digital e ranqueamento no Google, fale conosco!