Sabemos que problemas de segurança na internet são reais. Todos os dias milhares de sites são invadidos e a cada web site que entra no ar, há ataques de scripts automatizados, que buscam falhas e meios de obter controle sobre o site e sobre o servidor. Para ter uma ideia, uma média para um site novo que acaba de entrar no ar é receber cerca de 500 ataques por dia.

Com tantos problemas relacionados a invasões e vazamentos causados por vírus e hackers, é natural que qualquer um fique preocupado com o que produz no meio online e com a segurança do seu site corporativo ou apenas um blog pessoal em WordPress ou outra plataforma.

Então, segurança é tudo e precaução também! Por isso, fizemos esse post com dicas simples, práticas e essenciais para ajudar você a proteger seu site, blog ou e-commerce em WordPress.

A preocupação com a Segurança

Se por um lado há usuários preocupados, por outro, existe muita gente trabalhando sem parar para garantir que os dados produzidos e armazenados na web em sites e blogs sejam mantidos seguros. E o serviço que vai contratar para realizar a hospedagem é essencial na hora de se assegurar que tudo estará bem protegido. Hoje, o WordPress é líder entre os gerenciadores de conteúdo no mundo digital – é bem provável que você já tenha usado ou conheça alguém que usou a plataforma.

Mas como você pode garantir a segurança do seu website ou blog no WordPress?

1) Cadastro e Perfil do Usuário

Após finalizar seu web site ou blog, já é possível tomar algumas precauções para evitar problemas futuros e ter mais segurança no WordPress. Por exemplo, apenas por escolher um nome de usuário e uma senha que não sejam simples demais já aumenta bastante a proteção do seu site/blog. Então determine passwords difíceis, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e outros caracteres especiais, além de logins que não sejam somente um ‘admin’ ou o nome da sua empresa/marca.

Proteger a seção de comentários também ajuda, já que os hackers e robôs gostam de atacar por ali – basta estabelecer o captcha para validar ou instalar um plugin que proteja seu site. Definir o perfil do usuário, ou seja, quem pode ou não pode ler, escrever e editar as postagens, é outra medida de segurança que pode ser feita rapidamente no começo.

Por fim, limite as tentativas de login (já que muitos ataques são feitos com bots que ficam lançando usuários e senhas aleatórios até acertar algum) e dificulte a autenticação – em vez de apenas usuário e senha, que tal fazê-la em duas etapas, precisando também do smartphone para logar?

2) Atualizações de Segurança e Versão

Assegurar que está usando sempre a versão mais recente do WordPress é fundamental para evitar problemas de segurança. A versão atualizada é sempre mais segura, e vem com novos protocolos e medidas para proteger o site. Por isso, esteja atenta às atualizações da plataforma e não deixe nada passar.

3) Tenha Backups

Realizar backups com periodicidade ajuda a manter tudo salvo – arquivos, imagens, dados, etc. Assim, caso haja alguma falha de segurança, você não arrisca perder tudo que foi feito. Existem planos de hospedagem com backup completo, enquanto outros podem ser contratados por fora para armazenamento extra de informações. A escolha é sua, baseadas nas necessidades do site.

4) Cuidado com os Plugins

É normal instalar diversos plugins que ajudem a incrementar o site e tornar a experiência melhor para o internauta. Mas também é preciso cuidado com eles.

Primeiro, a dica das atualizações também vale aqui: mantenha os plugins sempre na última versão e verifique se estão funcionando corretamente. Depois, faça uma varredura e tente excluir os que não estão sendo usados. Os hackers costumam explorar versões antigas com falhas de segurança.

Dica 2: sempre use plugins recomendados por sua equipe de gerenciamento técnico ou administrador do seu web site. Profissionais capacitados podem identificar previamente falhas nos códigos, que servem de porta de entrada para ataques e vírus.

Não é difícil melhorar a segurança do seu site ou blog em WordPress. Basta um pouco de atenção com detalhes essenciais!

***
Se você quiser ficar tranquilo em relação à segurança do seu site, dê uma olhadinha no plano de hospedagem e gerenciamento técnico da Cronomídia. Ele foi pensado em todos os detalhes para garantir que nossos sites fiquem seguros e nossos clientes sempre tranquilos!