A comunicação dentro de uma empresa é essencial para que haja uma integração dos setores e para que os resultados positivos apareçam de forma contínua. Ter um alinhamento nesse sentido, seja entre a organização, fornecedores e clientes ou mesmo entre os funcionários, faz com que a produção seja mais efetiva e um ambiente de motivação geral possa ser estabelecido de maneira bem natural. E neste artigo, iremos trazer algumas dicas para melhorar a comunicação na sua empresa. Acompanhe!

Dica número 1: Alinhamento entre os Funcionários

Os funcionários são o que sua empresa tem de mais importante. Afinal, é através do trabalho deles que seus clientes poderão ficar satisfeitos ou insatisfeitos com o que foi entregue. Por isso, é preciso haver um alinhamento entre os funcionários e todos devem falar a mesma língua. Para conseguir chegar a este objetivo de forma mais eficaz, a dica é tentar estabelecer dias específicos do mês para que haja reuniões, palestras ou mesmo confraternizações onde o caminho possa ter traçado em conjunto.

Os funcionários precisam conversar entre si e ter uma dinâmica bastante motivadora, como um time que está pronto para ganhar. Então, invista em coaching e em maneiras de fazê-los se integrar.

Dica número 2: A importância da boa relação com os fornecedores

O cadastro de fornecedores também é parte importante da empresa, porque eles trazem a sua matéria-prima e sem ela não há produção. Então, procure utilizar ferramentas que mantenham a organização dessa relação, evitando atrasos de pagamento, por exemplo.

Uma equipe que possa te ajudar nesse quesito se torna fundamental a medida que a empresa cresce.

Caso isso ainda não seja possível, há a possibilidade de realizar esse trabalho com programas que automatizem os setores.

Uma boa dica é utilizar cotações online, que permitem que você negocie com vários fornecedores ao mesmo tempo, garantindo a eficiência da comunicação na hora de fechar um negócio

Dica número 3: Tenha o Feedback do cliente

E passamos agora a uma das partes mais essenciais de uma empresa de sucesso: os clientes. Eles precisam ter total atenção e serem monitorados com constância.

Ou seja, a dica aqui é trabalhar o pós-venda e ter certeza de qual é o feedback do seu comprador.

Ele gostou do produto? Ficou satisfeito com o atendimento? Invista nesse tipo de resposta, seja por meio de tecnologias que fazem isso de forma automática ou mesmo realizando reuniões periódicas com seus maiores clientes. O importante é saber o que a sua empresa recebeu como resposta pelo serviço prestado e isso precisa ser uma regra para cada uma das vendas, sem exceção.

Dica número 4: Mantendo o diálogo

Voltando para a comunicação interna, precisamos lembrar a importância do diálogo dentro de uma empresa. Os seus funcionários precisam estar cientes dos planos que a organização tem para o futuro, das mudanças que serão feitas, dos novos projetos e outras atividades. Não é saudável que apenas diretores ou pessoas específicas estejam por dentro das novidades.

Isso faz com que o restante da equipe não tenha chance de encontrar a motivação necessária para seguir o trabalho de maneira eficaz e trabalhem de forma muito mecânica. E nos dias de hoje, esse tipo de postura não é mais bem-vinda, especialmente para uma empresa que deseja se manter no mercado moderno.

Para isso, uma boa ideia é aproveitar na web os chats online gratuitos no qual todos os funcionários da empresa podem ter uma conta e conversarem com maior dinâmica que nos emails. Além disso, é possível colocar informações em murais e tornar ali o centro de informações na empresa.

Dica número 5: A tecnologia a serviço do crescimento

Uma boa forma de melhorar a comunicação de uma empresa, é utilizar a tecnologia para isso. E-mail marketing ou e-mail interno, comunicados digitais, presença nas redes sociais e utilização de sistemas de gestão são fundamentais para ajudar sua equipe a se manter bem informada e fazer com seus clientes saibam de todos os seus passos.

No mercado moderno, tudo que facilita a vida do empresário é considerado essencial, pois diminui os custos e aumenta a produtividade. Como exemplo, podemos citar o Gestão Click.

Em nossas pesquisas, programas como ele são aliados para a comunicação, pois oferecem automatização para os processos gerais e trazem mais comodidade para todos os envolvidos. Nesse sistema de gestao para pequenas empresa é possível otimizar a comunicação da sua empresa com uma ferramenta chamada WEBDESK que surge para revolucionar. Nesse módulo o cliente ganha uma senha e login e consegue receber do dono da empresa, orçamentos, produtos online (como textos), aprovar compras e muito mais.