A inovação é um item importante para a sobrevivência e diferenciação dos negócios, a exploração com sucesso de novas ideias, e se aplica a qualquer tipo e tamanho de empresa.

A inovação pode e deve significar um aumento de faturamento, um aumento de mercado, margens, lucros e outros benefícios. Mas como eu posso inovar na minha empresa?

Neste artigo iremos compartilhar alguns exemplos de inovações em áreas diferentes e utilizando estratégias de organização, que podem trazer benefícios operacionais e de competitividade.

Áreas de inovação

Inovação de produto

Como o próprio nome indica, concentra-se no desenvolvimento e melhoria das funções dos produtos.

Esse é o tipo de inovação que é mais facilmente reconhecida pelo o consumidor, pois implica no aparecimento de novos produtos ou na melhoria existentes.

Alguns exemplos são:

  • Mudanças estéticas
  • Estilo
  • Design
  • Novas cores
  • Cortes
  • Coleções
  • Pequenas alterações e correções
  • Versões
  • Novas funções
  • Acessórios
  • Incluindo mudanças apenas no tamanho ou volume da embalagem
  • Mudanças no nome do produto ou mercado.

Inovação de Serviços

Trata-se da introdução de um novo serviço no mercado ou a incorporação de uma melhoria significativa no serviço existente, gerando assim valor para o cliente.

No varejo onde os produtos estão muito parecidos, quando não são os mesmos, inovar em serviços pode ser o grande diferencial.

Alguns exemplos são:

  • PetShops que funcionam como creches
  • Vendedores que atuam como consultores
  • Contadores que atuam como assessores
  • Lojas de roupa que oferecem os serviços de personal Stylist.

Inovação de processos

Mudanças na forma de fabricação de um produto, venda ou prestação de serviços, este tipo de inovação não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção e comercialização.

Geralmente com aumentos de produtividade ou qualidade no produto final, e claro, a redução de custos. Alguns exemplos de inovação nos processos são:

  • Estudo dos processos existentes propondo pequenas alterações na forma como são realizados
  • Adoção de novas técnicas, métodos, culturas nos diferentes setores da empresa como: RH, finanças, vendas, logísticas.

Inovação em marketing

Novos processos de abordagem de marketing que transforma a maneira como a empresa desenvolve a suas soluções, estabelece preços, segmenta clientes, comunica as suas mensagens, posiciona-se no mercado, entre outros.

As ações servem, principalmente, para diferenciar a sua oferta e fortalecer a sua proposta de valor.

Também são consideradas inovações em marketing o avanço nos processos, como a adoção de plataformas de marketing.

marketingdigital

Inovação de modelos de negócios

Ocorre quando se implementa uma mudança significativa na forma de fazer negócios da empresa, impactando diretamente na proposta de valor que é oferecido aos clientes, pode acontecer com a mudança de segmento do mercado de atuação.

A inovação em modelos de negócios normalmente gera mudanças em todos os pilares – produtos, serviços, processos, marketing e organização.

E como promover a inovação com estratégias organizacionais? Usando a…

Inovação organizacional

Acontece quando a empresa adota novas maneiras de organizar as pessoas e o próprio trabalho e sustentar e ampliar a competitividade.

São por exemplo:

  • Novos métodos de recrutamento e treinamento
  • Novas fórmulas de desenvolvimento de colaboradores
  • Introdução de sistemas de gestão de qualidade, produção, logística, mudanças em ambiente de trabalho
  • Novas estratégias de comunicação interna
  • Descentralização de atividades.

Dicas práticas para inovação com estratégias organizacionais

Crie um ambiente favorável para a inovação

Para se criar um ambiente favorável para a inovação, é necessário que os seguintes elementos estejam alinhados.

  • É necessário um incentivo a inovação para os produtos e serviços por parte da Diretoria;
  • Organização financeira suficiente para o investimento
  • É necessário um gestor responsável por traçar os objetivos e metas de inovação e articular os esforços dos colaboradores para que possam ser alcançados.
  • Incorporar ao DNA da empresa uma cultura de inovação

Priorizar a inovação

Os resultados dos processos de inovação podem proporcionar mudanças na forma de fabricar um produto, prestar um serviço ou de entregar uma experiência a um cliente, levando isso em consideração, é necessário que o processo de inovação faça parte dos procedimentos estratégicos.

Com os procedimentos estratégicos de inovação devem surgir novas mercadorias ou atividades, que irão consequentemente demandar novos métodos operacionais e produtivos.

É necessário que haja uma convergência entre tecnologias, comportamentos e os objetivos do negócio, para desta forma gerar bons resultados.

Reconheça os esforços de inovação

É necessário definir os critérios e mecanismos de reconhecimento dos esforços de inovação dos seus colaboradores.

Os critérios a serem definidos pode uma reportagem na newsletter da empresa, onde irá se destacar os feitos do colaborador, um reconhecimento público em uma reunião de inovação e premiações ou remunerações proporcionais aos ganhos gerados pela sua participação no processo de inovação.

Para que se possa resultar numa relação de ganha-ganha para todos os envolvidos, os recursos humanos, financeiros e tecnológicos devem ser combinados de forma equilibrada.

E uma excelente forma de se combinar e trazer uma melhor gestão de todas áreas em envolvidas é investindo em um software de gestão empresarial online.

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