Sobre o Spam

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

Atualmente é um dos maiores problemas que os servidores tem que lidar. Estima-se que 90% dos e-mails que trafegam na rede são Spam, causando grande impacto na produtividade de funcionários e degradando o desempenho de sistemas e redes.

Listas Negras

Um dos recursos criados para tentar diminuir a quantidade de Spam recebida pelos usuários são as chamadas “listas negras”.

Quando alguém recebe uma mensagem de Spam e faz uma “denúncia” (por exemplo, marcar como Spam no programa de e-mails), o servidor de onde partiu a mensagem é marcado como “fonte de Spam”, e passa a constar em diversas listas negras. Os filtros anti-spam utilizam estas listas para filtrar boa parte dos Spams que chegam ao seu e-mail.

Mesmo que o envio de Spam possa não ter sido intencional, pode ocorrer um dos seguintes casos:

  • Equipamentos comprometidos ou infectados por vírus; existem vírus específicos que roubam credenciais na autenticação de seu e-mail.
  • Envio de mailing através de listas de e-mails não autorizadas, ou seja, sem aceitação do destinatário, que podem ser reportadas como SPAM.
  • Denúncias espontâneas de SPAM por parte do destinatário (de emails enviados por qualquer uma de suas caixas postais).

Essa Lista Global, trabalha com o desbloqueio automático, a partir do momento que identificado que esse cenário não está mais ocorrendo por parte de seu domínio ou conta de e-mail.

É por isso que é muito perigoso enviar e-mails e massa através da conta de e-mails de comunicação da empresa. Se um certo número de pessoas que receberem este e-mail marketing marcarem a mensagem como “Spam” e o servidor for marcado em uma lista negra, isso irá afetar a entrega de todos os outros e-mails enviados pela empresa, que serão bloqueados. Além disso, nosso servidor tem a política de bloquear o envio dos domínios marcados como fonte de Spam.

A Cronomídia possui uma rígida política anti-spam, que deve ser seguida por seus clientes. Conheça a clicando aqui.