Sobre E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma ferramenta muito útil de promoção e propaganda, que permite uma conversa em um ambiente mais pessoal com seu cliente, a caixa de entrada. Torna-se uma linha mais direta de comunicação para a conversão em visitas e vendas. Porém é preciso alguns cuidados com relação a esta prática. Veja a seguir algumas considerações.

Porque não devo utilizar o e-mail da empresa para envio de E-mail Marketing ou e-mails em massa?

O Spam (e-mails com propagandas não solicitadas e autorizadas) atualmente é um dos maiores problemas que os servidores tem que lidar. Estima-se que 80% a 95% dos e-mails que trafegam na rede são Spam. Por conta disso, foram criados diversos recursos para tentar inibir esta prática, fazendo uma divisão clara entre as regras para servidores de E-mail Marketing e E-mail Corporativo (contas de e-mails da empresa). Veja algumas delas:

Limite de Envio por hora

Os sistemas de envio de E-mail Marketing disparam milhares de e-mails por hora, sob o risco de que alguns não cheguem no destino. Já o E-mail Corporativo não pode assumir este risco, afinal, cada entrega é crítica e única. Desta forma, o E-mail Corporativo possui sempre limites de envio por hora, minimizando os danos à reputação do servidor em caso de vírus que possam utilizar o sistema para envio de Spam.

Os servidores também possui limitações com relação ao número de e-mails copiados nas caixas CC (Cópia) e CCO (Cópia Oculta). Desta forma, não recomendamos o envio de mais de 25 e-mails em cópia por vez nestes campos. Caso precise enviar algum e-mail para mais de 100 destinatários, recomendamos considerar a utilização de um sistema próprio para disparo de e-mail em massa.

Listas Negras

Quando alguém recebe uma mensagem de SPAM e faz uma denúncia (por exemplo, marca como SPAM no programa de e-mails), o servidor de onde partiu a mensagem é marcado como fonte de SPAM e passa a constar em diversas listas negras. Os filtros anti-spam utilizam estas listas para filtrar boa parte dos SPAMs que chegam ao seu e-mail.

É por isso que é muito arriscado enviar qualquer tipo de e-mail em massa através da conta de e-mails de comunicação da empresa. Se um certo número de pessoas que receberem este e-mail marcarem a mensagem como SPAM e o servidor for marcado em uma lista negra, isso irá afetar a entrega de todos os outros e-mails enviados pela empresa, que serão bloqueados.

Como efetuar E-mail Marketing corretamente?

Neste caso, o que recomendamos é a criação de um domínio exclusivo para o envio de e-mail marketing (ex: empresamkt.com.br), e um servidor exclusivo para isto também. Este procedimento irá minimizar as possibilidades de ocorrerem problemas com o domínio principal, mas não é uma garantia. Por isso, é importante seguir boas práticas com relação ao envio do e-mail marketing para não gerar SPAM, como pode ser visto em: http://www.antispam.br/boaspraticas/.

Como melhorar a entregabilidade do meu e-mail marketing?

Entregabilidade é um termo utilizado para definir a porcentagem de seu e-mail marketing que é realmente entregue na caixa de entrada de seu e-mail, e que não vai para a caixa de lixo eletrônico. A entregabilidade é influenciada por diversos fatores, como conteúdo do e-mail, reputação do servidor de envio, etc. Separamos as seguintes dicas para melhorar a taxa de entrega de seu e-mail marketing:

1 – Não utilize apenas imagens
Um email que contenha apenas uma grande imagem em seu conteúdo provavelmente será considerado SPAM pelos provedores. Outro motivo é que a maioria dos sistemas de e-mail bloqueia as imagens até que o usuário clique para liberá-la. A dica é misturar imagens com textos.

2 – Evite termos manjados no assunto e no corpo do e-mail
Alguns termos muito comerciais, como “compre, confira, oferta, grátis, ganhe” poderão marcar a sua mensagem como SPAM.

3 – Não utilize os campos CC ou BCC (cópia e cópia oculta)
Além de serem penalizados pelos anti-SPAM, você também pode sofrer bloqueios de seu próprio provedor por exceder os limites.

4 – Evite excesso de links
Mensagens com muitos links reduzem a credibilidade.

5 – Evite anexos
Evite anexos, pois eles tornam o envio mais lento e geralmente são marcados pelo anti-SPAM. Se o envio de uma imagem for essencial, hospede a imagem em um servidor e a insira na mensagem através de tags HTML.

6 – Cancelamento de cadastro
Sempre coloque uma opção visível para cancelar a assinatura da lista, do contrário motiva a pessoa a marca-la como SPAM.

Mais informações sobre SPAM em http://www.antispam.br/conceito/ .

Fizemos um post em nosso Blog dando dicas específicas sobre E-mail Marketing. Confira aqui.