Problemas Gerais com E-mails

Veja aqui como solucionar os problemas mais comuns relacionados a e-mail.

O Outlook ou programa de e-mail não se conecta nem para envio nem para recebimento.

• Verifique sua conexão com a internet. Teste o acesso a alguns web sites (Terra, UOL, Globo.com, etc.). Teste também o web site de sua empresa. Lembre-se que caso a conexão com a Internet esteja lenta e esteja tentanto enviar ou receber arquivos com anexos pesados, também poderão ocorrer erros.
  • Verifique o seu anti-virus. Vários sistemas de anti-virus acabam entrando em conflito com o Outlook e impedindo-o de se conectar com o servidor. Para verificar se este é o caso, desative o seu anti-virus e tente novamente.
  • Caso você (ou alguém da empresa) tenha tentado acessar o e-mail com a senha errada, seu IP pode ter sido bloqueado. Caso este tenha sido o caso, acesse o endereço http://www.meuip.com.br e nos envie a numeração que está em vermelho em “Meu IP” para verificarmos.
  • Em alguns casos mais raros, é possível que o arquivo de dados de seu Outlook esteja corrompido. Neste caso, remova e reconfigure a sua conta de e-mails e depois reinicie o Outlook e o computador.

O Outlook ou programa de e-mail consegue baixar e-mails, mas não consegue enviar.

O mais provável é que nas configurações de seu programa de e-mails não esteja setada a porta correta (587) ou não esteja ativada a opção “Meu servidor requer autenticação”. Para verificar a configuração correta para seu programa de e-mails, clique neste link.

Quando alguém lhe enviou um e-mail, mas não chegou em sua caixa postal.

Os motivos mais comuns para o não recebimento de e-mails, principalmente enviados por sites e outros sistemas automatizados são:

• O e-mail pode ter sido remetido para a caixa de spam, favor verificar.
  • A caixa postal pode estar cheia, verificar.
  • Ocorreu um atraso na entrega da mensagem por algum problema de roteamento. Em alguns casos mais raros ela pode demorar até 12 horas para chegar, mas costumam ser problemas temporários verificados regularmente entre os provedores de acesso.
  • A mensagem retornou ao remetente com algum erro específico. Neste caso, se possível, nos envie a mensagem de erro para analise.

Quando você enviou um e-mail a uma pessoa, mas ela disse que não chegou na caixa postal dela.

O mais comum é ter ido parar na caixa de Lixo Eletrônico (Spam) da pessoa, peça para ela verificar. Cada provedor possui regras específicas de combate ao Spam, sendo impossível saber em todos os casos se a mensagem é realmente Spam ou não. Desta forma é muito comum ocorrer falsos positivos.

Caso não seja este o caso, verifique se não recebeu como retorno uma mensagem de erro. Caso tenha recebido, no corpo desta mensagem haverá uma explicação (geralmente em inglês) sobre o problema ocorrido. Os erros podem ser vários: destinatário inexistente, caixa postal destino cheia, entre outros. Na dúvida nos envie esta mensagem de erro para verificarmos.