Quando um blog é criado diversos fatores devem ser pensados para que ele obtenha sucesso. Entre eles está o conteúdo. Você pode ter um layout completamente bem elaborado, chamativo e até mesmo diferente de tudo o que já existe online. Ainda assim, se não apresenta textos interessantes e bem formatados, de nada vale. Seu leitor chegará ao espaço e não encontrará as respostas que procura. E assim, qual a probabilidade do seu blog crescer? Quase nenhuma!

Então pensando exatamente nessa pequena (ou não) problemática, que tal começar a ficar atento à forma como produz e formata seu conteúdo? Sabemos que não é uma ação tão simples, que produzir textos de qualidade pede tempo e muita dedicação. A formatação também deve seguir esses mesmos parâmetros para que saia perfeita e ganhe uma ótima colocação nos motores de busca. Veja como!

Aprenda a contornar a falta de inspiração

Você tem um calendário editorial, certo? Se não ainda não fez isso, é bom começar! Essa tática ajuda muito no planejamento e acompanhamento dos seus posts. A partir do calendário de edição do blog dá para saber quando postar e o que postar. Assim você mantém a frequência de textos e educa o seu leitor a saber exatamente quando ele encontrará um novo conteúdo no espaço. Isso evita textos em excesso e espaçamento entre um post e outro que prejudique o engajamento do seu site.

Então chega o dia da postagem e sua inspiração resolveu não aparecer justamente hoje! Se a sua primeira ideia é deixar para postar no outro dia, afirmamos que isso pode funcionar, mas você terá mais atividades acumuladas para o blog, o que não é legal. O que fazer então?

Exercite-se! Qual o melhor exercício para a escrita? É a leitura!

Então se a inspiração não veio, tire um tempo para ler com calma blogs parceiros e do mesmo assunto. Nesse mesmo momento, faça apontamentos em um caderno ou até mesmo em seu editor de textos. Com certeza no final de 2 ou 3 horas você terá um bom rascunho e então é só complementar o texto. Problema resolvido!

Cuidado com as cópias

Parece até bobo falar isso, mas o fato é que sempre encontramos cópias em diversos blogs. Mesmo que os textos não estejam escritos com a mesma palavra, eles são completamente iguais em tópicos (header) e estrutura. Em alguns, os parágrafos seguem a mesma ordem. Uma transcrição não deixa de ser cópia.

Se o leitor chega em seu blog através de uma pesquisa no Google, por exemplo, ele não se dará o trabalho de ler seus posts e favoritar a sua página se encontrou outro texto exatamente igual em um post melhor posicionado na busca.

Então, tire um tempo para elaborar as headlines do seu blog e, principalmente, o conteúdo do texto. Mesmo que haja inspiração e a pesquisa seja feita apenas com base na internet, escreva algo diferente.

Nem tão grande e nem tão pequeno

O padrão dos posts para blog está entre 500 e 700 palavras. Existem casos onde, com 350 palavras você consegue explanar todo o conteúdo com tranquilidade. Como também há situações onde menos do que 1000 palavras é impossível construir um bom texto.

O segredo é ponderar. Se você mantém o equilíbrio e fala exatamente tudo o que o leitor precisa ler, o texto terá o tamanho ideal. É bom atentar para a quantidade de palavras, revisar e ver o que realmente tem valia para o conteúdo. Com certeza o resultado ficará perfeito.

Observe a gramática e a linguagem

A revisão mostrará, com certeza, a quantidade de erros em seus textos. Existem bons corretores, como o Flip e o que vem no próprio Word. É sempre bom conferir como estão os parágrafos dos posts, mesmo que a sua revisão manual não tenha observado nada errado.

Observe, principalmente, a linguagem do seu texto.

A moda hoje é escrever posts “cool”, com um linguajar próprio e descontraído. Isso funciona muito bem para o Hugo Gloss, por exemplo, que criou um perfil dessa maneira. Não adianta você querer falar de um assunto que não pede tais verbetes com um post inteiro cheio de gírias e regionalismos. Caso consiga criar uma identidade em cima disso, é uma maravilha, mas também é importante saber manter. O seu leitor se identificará com o que está escrito e da forma como está escrito. Então observe bastante as condições do seu texto.

Como formatar corretamente um blog post

Esse é um dos grandes pecados cometidos pelos blogueiros. Não observar a formatação do texto pode e vai prejudicar no posicionamento da página. Se você escreve no editor diretamente na página do blog, já pode formatar à medida que o texto é produzido. Do contrário, é fácil mudar o formato do texto.

1. Deixe seu texto sempre alinhado à esquerda. Isso dá uma leveza muito maior para a produção e também não prejudica a leitura em tablets e diferentes telas de celulares;
  2. Divida todos os seus posts em Subtítulos (H1, H2, H3…). Um texto ideal deve ter somente uma H1 e no máximo até H3. Lembrando que você deve seguir essa ordem na hora de colocar os títulos em seu texto (uma H3 nunca deve ficar fora da H2, por exemplo). Mostraremos como editar um texto em Heads em outro post, combinado?
  3. Tenha uma palavra-chave de foco. Essa deve estar no título, no primeiro parágrafo, em pelo menos um subtítulo, no CTA e, pelo menos, quatro vezes no corpo do texto. Evite utilizar a palavra-chave em excesso. Se seguir essa dica você tem a quantidade ideal para qualquer blog post.
  4. Não esqueça de fazer o Call To Action (CTA) do seu blog post. Ele pode ser uma conclusão com convite para curtir a página do blog nas redes sociais, baixar um e-book, assinar a newsletter ou apenas comentar com sua opinião.

***
Com as quatro dicas sobre produção e a dica sobre formatação de texto, com certeza você chegará ao resultado que procura!

Precisando de um blog profissional? Fale com a gente!