Então, você tomou as medidas para criar o site da sua empresa, mas o que você faz agora?

Você pode ter o melhor produto ou serviço do mundo, mas sem publicidade efetiva, ninguém saberá disso. Só porque você lançou seu site na internet não significa que será fácil achá-lo. De fato, ninguém saberá que ele existe se você não promovê-lo. Existem vários métodos disponíveis para ajudá-lo a divulgar seu site e seu negócio e o bom é que uma boa parte deles são gratuitos.

Agora, você precisa enfrentar o desafio de trazer tráfego novo e qualificado. Afinal, é assim que você fará mais vendas e aumentará sua base de clientes.

Confira essas 10 maneiras de atrair os visitantes para o seu site:

1. Otimização de mecanismo de pesquisa

O SEO é o processo de aumentar a visibilidade do seu site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. Pense nisso: quando você procura algo no Google, você geralmente vai além das primeiras páginas de resultados? Provavelmente não, e nem os seus potenciais clientes.

Pensar no SEO de seu site não é um bicho de sete cabeças, mas, se preferir, você pode contratar um especialista em SEO para ajudá-lo.

Algumas maneiras populares de melhorar os resultados da pesquisa orgânica são através da edição de conteúdo existente, eliminando barreiras às atividades de indexação dos motores de busca, aumentando o número de backlinks (links que seu site recebe de outras páginas da internet, o que indica a popularidade ou a importância do seu site).

O SEO pode ser um processo demorado inicialmente, mas é um passo importante para obter mais tráfego e pegar um ponto alto nos motores de busca para suas principais palavras-chave. Se você ainda não otimizou seu site para os motores de busca, pode demorar vários meses para ver resultados significativos com o SEO.

2. Blogs e guest posts

Oferecer conteúdo original e gratuito em seu site pode ajudar a trazer novos visitantes e distanciá-lo da concorrência. No entanto, escrever para outros blogs proeminentes em seu nicho é ainda mais benéfico na geração de tráfego. Ao incluir um link para o seu site em sua biografia no final da sua postagem convidada, você pode conseguir mais novos visitantes de uma fonte que provavelmente terá muito mais tráfego do que seu blog ou site atual.

Escrever para outros blogs proeminentes em seu nicho é ainda mais benéfico na geração de tráfego.

Uma dica é usar o LinkedIn Pulse. O LinkedIn Pulse permite que os usuários do LinkedIn escrevam seus próprios artigos e compartilhem o resultado com seus contatos e com toda a comunidade. o interessante é que essa ferramenta também pode ser usada pelas empresas. Desta maneira, é possível estabelecer autoridade. Em outras palavras, publicando um bom conteúdo no LinkedIn Pulse sobre a área de atuação da empresa, você reforça a imagem de profissionalismo, excelência, domínio do assunto.

3. Pagar por clique (PPC)

Você pode usar publicidade PPC (Pay-per-click) na Internet para trazer tráfego para o seu site a partir de mecanismos de busca como o Google. Veja como funciona: você paga um preço fixo por cada clique em seu anúncio no mecanismo de pesquisa e seu objetivo final do clique é converter esse usuário para ver um retorno sobre o investimento. Com o Google AdWords, não há necessidades de gastos. Você pode definir um orçamento de até cinco dólares por dia ou um custo máximo de dez centavos por clique, por exemplo. Seu foco principal deve ser conversão para que você obtenha o melhor ROI (Return On Investment, ou, em português, Retorno Sobre Investimento) possível. Basta escolher palavras-chave e o mecanismo de pesquisa irá ajudá-lo a colocar seu anúncio na frente do seu mercado-alvo.

4. Remarketing

Os anúncios de remarketing funcionam pela adição um cookie de rastreamento em cada um dos computadores dos seus visitantes. Então, quando eles saem do seu site, eles começam a ver anúncios do seu site em outras páginas da internet.

O uso deste tipo de publicidade ajuda você a alcançar visitantes que saem sem conversão, o que é cerca de 98% de todo o seu tráfego, e faz com que o remarketing seja uma estratégia valiosa para que esses visitantes voltem e se convertam.

5. Anúncios no Facebook

Milhões de pessoas utilizam o Facebook todos os dias e a rede social não é apenas popular entre adolescentes. Pessoas de todas as faixas etárias são usuários regulares da rede social. Os anúncios do Facebook podem ajudá-lo a atingir pessoas de um local específico, além de outras opções, como idade e interesses. Além disso, é uma maneira econômica de trazer novos visitante s para seu site. Você pode definir um orçamento diário, pagar por cliques ou pagar quando as pessoas veem seu anúncio. Semelhante ao Google AdWords, você está usando o tráfego do Facebook para levar esses visitantes ao seu site.

6. Youtube

Criar vídeos e publicá-los no YouTube pode ajudar seu conteúdo a ser encontrado no próprio YouTube. A partir daí, o Google não apenas indexa seu conteúdo, mas outros podem inserir seu vídeo em seus blogs e compartilhá-lo através das mídias sociais. Embora o “viral” seja certamente desejável, é importante lembrar que nem todos os vídeos precisam obter um milhão de visualizações para direcionar o tráfego para o seu site. Em vez disso, concentre-se em uma chamada para ação que diga aos espectadores exatamente onde ir (seu site), como fazê-lo (link) e por que fazê-lo (conteúdo gratuito, concurso, etc.) uma vez que eles terminarem de assistir.

Você também pode anunciar em vídeos de outras pessoas comprando anúncios segmentados relevantes para sua empresa, o que pode render uma alta conversão.

7. Marketing por email

O marketing por e-mail é uma ótima ferramenta porque a maioria das pessoas precisa ser contactada várias vezes antes de comprar. Já faz anos e ainda é uma das formas mais fortes de engajar clientes potenciais e atuais. Dê às pessoas motivos convincentes para se inscreverem (concursos, conteúdo excelente, informação privilegiada, etc.) e, em seguida, envie continuamente conteúdo para que eles não se esqueçam. Incentive-os a retornar ao seu site regularmente, mostrando-lhes o que perderam desde a última visita. Talvez um novo produto, postagens de blog, álbuns, vídeos ou outra coisa.

8. Boca a boca

Quando você está procurando um novo salão para cortar o cabelo, ou um ótimo restaurante em uma cidade vizinha, você provavelmente procura amigos, familiares ou fontes confiáveis para descobrir as melhores opções. Essas fontes também são pontos-chave para direcionar o tráfego para o seu site.

Concentre-se em construir conexões com seus fãs e seguidores para obter críticas positivas e recomendações de boca a boca.

Estar engajado em fóruns ou comunidades de nicho de seu setor pode ser um alternativa bastante interessante para aumentar a confiabilidade de seu site e torná-lo mais conhecido. Por meio da ajuda de algum membro do fórum, você pode divulgar o contato de sua empresa e o link para o seu website. Quanto maior for a sua reputação no fórum ou comunidade, maior será sua autoridade. Consequentemente, a confiança que o leitor terá em buscar os produtos ou serviços fornecidos por você.

9. Redes sociais

Semelhante ao marketing por e-mail, as mídias sociais ajudam você a se comunicar com seus potenciais clientes e encorajá-los a comprar. Mais uma vez, você deve fornecer motivos convincentes para “gostar” de sua página do Facebook ou segui-lo no Twitter, mas você também deve compartilhar conteúdo que os faça visitar seu blog ou interagir com sua marca regularmente para lembrá-los de seu site. A mídia social também é uma ótima ferramenta para o marketing boca-a-boca; Isso ajuda você a ver o que as pessoas estão falando e quais as recomendações que eles fornecem. É também uma ótima ferramenta para consultas de atendimento ao cliente e comunicação em tempo real quando uma crise atinge.

10. PR

Construa sua reputação e sua influência é uma parte importante da direção do tráfego para o site da sua empresa. Através de estratégias de relações públicas, você pode se marcar como um especialista em seu nicho e construir sua credibilidade. Fazer isso pode aumentar suas taxas de conversão e criar a sua marca. Além disso, quando você é mencionado por um grande site, que é uma fonte confiável para muitas pessoas, a autoridade de sua página aumenta. Os comunicados de imprensa também podem ajudar a direcionar o tráfego e gerar interesse em seu produto ou serviço.

Gostou das técnicas? Elas foram oferecidas pelo time da StarOfService no Brasil.