É de conhecimento geral o quanto ter uma estratégia bem definida a fundamental para qualquer empresário, afinal é através destas estratégia que você passa a tornar possível a execução de novas metas para sua empresa.

É correto afirmar que no contexto empresarial o planejamento estratégico trata-se de um processo que deve ser contínuo na criação, implementação e a avaliação das decisões que serão tomadas, como o objetivo de orientar e tornar possível para que cada um dos membros da empresa colaborarem com o alcance dos objetivos e metas traçados.

Para iniciar um planejamento estratégico a empresa precisa definir sua missão e objetivo, desta forma poderá iniciar sabendo onde pretende chegar e quantos passos deverá realizar para que chegue até lá.

Por exemplo, se você tem como principal objetivo tornar sua empresa referência em seu segmento, deve definir como será o trajeto até alcançar o ponto que almeja. Cada empresa possui seus diferenciais, que fazem com que as estratégias não sejam iguais umas as outras.

Contudo, existem passos estratégicos que devem ser seguidos no momento do planejamento estratégico. Conheça alguns deles:

Passo 1 – Definição de objetivos

Dê o pontapé inicial definindo os seguintes pontos: Missão, visão e valores de sua empresa. Após isso, hora de iniciar a definição do propósito da empresa, assim como onde pretende chegar e, em quanto tempo.

Passo 2 – Realize a análise de mercado

É fundamental que você realize uma análise de mercado, para que possa identificar se existem e quais são as principais ameaças do mercado, assim como também as principais oportunidades no que diz respeito ao ambiente externo.

Está analise de mercado, dá a voce a chance de ter essa visão não apenas para o presente, mas também para o futuro.

Passo 3 – Faça a identificação de Pontos fracos e Pontos fortes

Essa identificação pode até parecer difícil para alguns empresários, mas pode se tornar fácil se você realizá-la a partir da identificação dos pontos fracos e fortes de seus concorrentes. Com base nisso, você poderá diagnosticar os seus de maneira mais simples.

planejamento-estrategico-2

Passo 4 – Desenvolva um Plano de Ação

Neste ponto você já andou boa parte do caminho, inclusive já identificou quais são suas principais oportunidades e até mesmo suas ameaças no mercado como um todo.

Com todas as informações colhidas até aqui, será possível que você possa definir seus objetivos estratégicos. Com esses objetivos e informações em mão, você pode desenvolver um plano de ações que possa facilitar a implementação.

Passo 5 – Foque na Gestão e Monitoramento de informações

De nada adianta elaborar um planejamento estratégico nota mil, se não existe um processo de gestão e acompanhamento eficaz sendo realizado. É importante acompanhar cada passo da implementação, para que você possa não apenas avaliar, mas também identificar mudanças em sua estratégia.

As métricas e indicadores, dão a chance de avaliar o nível de precisão e eficácia de cada atividade realizada. Uma das melhores formas de realizar o processo de gestão e monitoramento é através dos sistemas ERP.

Se você não sabe do que se trata vamos a explicação: O ERP é um software indispensável para qualquer empresa da atualidade que tenham como principal intuito o desenvolvimento, redução de custos e aumento de lucratividade.

O sistema permite que você integre todos os departamentos em um único ambiente, isso torna o processo de gestão e avaliação muito mais simples levando em consideração que tudo está em um único lugar, o que facilita a troca de informação entre diferentes setores.

Além disso, o ERP online permite a integração de vários outros sistemas da empresa, iss além de facilitar a execução das tarefas de todos os colaboradores, ainda garante que o empresário tenha acesso a relatórios muito mais completos e detalhados.

Com estes softwares o planejamento estratégico se torna mais eficiente, levando em consideração que as decisões não serão baseadas em “achismos” e sim, em dados exatos, o que reduz de forma considerável as chances de falhas ou até mesmo redundância de informações.

Cada um destes passos é fundamental para o sucesso não apenas do planejamento estratégico de sua empresa, mas também para o alcance de seus principais objetivos.

Para que você tenha uma cisão mais a fundo sobre o assunto preparamos um material especial e gratuito para você, o [eBook] Planejamento estratégico: Como fazer na sua empresa!

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e fique atento as novidades!