O final do ano é a época mais esperado pelos lojistas. Também é o momento que mais possuem lucratividade nas vendas de produtos e serviços. Para que haja mais rentabilidade o comércio começa a traçar suas estratégias de marketing para trabalhar as ações de Natal. Uma das divulgações mais antigas é o marketing promocional, que se reinventa todo ano com as novas tecnologias. Essa modalidade não se restringe apenas aos consumidores, mas também pode movimentar internamente as equipes, a fim de gerar melhores resultados.

Veja essas dicas para você aplicar no seu negócio hoje mesmo!

Dicas para Marketing Promocional de final de ano para seu negócio

1. Conheça seus clientes

Para ter um marketing promocional eficaz é necessário que você conheça seus clientes. Faça uma pesquisa para saber o que eles consomem, porque buscam seus produtos ou serviços, idade, o que acham da concorrência, e mantenha seu cadastro de clientes  atualizado.

Quanto mais informações você tiver dos seus consumidores, mais fácil será planejar uma estratégia de vendas eficaz. E assim conseguirá atingir melhores resultados para as festas de final de ano.

2. Embalagens personalizadas

Embalagens personalizadas chamam a atenção dos consumidores. Nesta época, o sentimento natalino aflora e as pessoas costumam se sensibilizar com uma música, decoração ou até mesmo uma embalagem. Direcionar seu marketing de acordo com a época do ano faz com que seus clientes lembrem de você com um certo afeto.

natal-marketing-promocional

3. Publicidade

Como já diz a frase “a propaganda é a alma do negócio”! Não negligencie as mídias convencionais como jornal, televisão e rádio para fazer seu marketing. Claro, obedeça seu orçamento e veja o que é viável para o seu negócio. Planeje sua publicidade de acordo com seu público, gostos e produtos que são vendidos para que não desperdice dinheiro.

4. Mídias sociais

Mas claro, você não deve esquecer das redes sociais!

Cerca de 80% dos usuários acessam as redes sociais via mobili.

Elas têm grande utilidade para captar novos clientes e também para manter os antigos. Movimente suas páginas com novidades e conteúdos que possam interessar seus consumidores. Busque aproveitar ao máximo esse contato ao máximo com os seus clientes e nunca deixe de responder os comentários e nem as mensagens inbox, pois deixa a impressão de desleixo.

5. Seja claro com o consumidor

Não tente enganar o seu consumidor! Deixe claro todas as informações de campanhas e promoções. Ele certamente irá perceber, caso algo esteja errado. Isso é muito ruim para a imagem da sua empresa. Trate ele com o máximo de respeito, pois além de causar má impressão também pode gerar um processo devido ao Código do Consumidor.

6. Software

Para se dar nas vendas de final do ano, além de um grande planejamento de marketing, é essencial que você tenha um Sistema ERP. Tendo esse software você irá conseguir em apenas uma interface gerenciar todos os setores da sua loja. Desta forma, o controle financeiro ficará mais assertivo, os erros manuais reduzidos, controle de estoque com geração de relatório e emissões de boletos ficará mais fácil.

Esses recursos irão auxiliar sua empresa a vender mais e melhor.

7. Faça concursos e sorteios

Quem não gosta de um concurso ou sorteio? Aproveite o final de ano para fazer marketing promocional e ter mais lucro no seu negócio. O engajamento dos clientes nesse tipo de ação é maior, principalmente nas redes sociais.

Invista em um sorteio que envolva seus clientes como compartilhamentos em uma rede social, uso de uma hastag ou comentários em algum post.

sorteio-natal

8. Fique atento aos prazos

Organize tudo que foi feito com dados e prazos da sua campanha de final de ano. Será mais fácil ter tudo organizado, caso necessite alterar alguma estratégia. Também após passar as datas festivas, você poderá entender o que deu certo e errado e o que poderá melhorar para o próximo ano. Lembre-se, é acertando que se aprende!

Dicas da GestãoClick para você!