Como andam as vendas do seu negócio? Você deve saber que, quando a sua equipe alcança um alto nível de conversão de vendas, não só os lucros são maiores, como a sua empresa também cresce.

Então, é importante conhecer as 6 estratégias de vendas para expandir seu negócio. Para tanto, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir.

• Tenha uma equipe em sintonia
  • Identifique as necessidades do seu público alvo
  • Adicione valor aos seus produtos e serviços
  • Ofereça canais de comunicação eficientes
  • Fidelize os seus clientes
  • Conte com as ferramentas adequadas

1. Tenha uma equipe em sintonia

Quem vende deve estar totalmente preparado para essa atividade pois, além de talento natural e boa comunicação, é essencial que a sua equipe conheça muito bem o produto ou serviço que vende.

Portanto, é preciso investir em qualificação.

Porém, é preciso muito mais do que isso para a sua equipe aumentar a conversão de vendas. Estar em sintonia, não só com os objetivos da empresa, mas com os demais profissionais também é imprescindível.

Afinal, a sua empresa é uma engrenagem que funciona em conjunto. A sua estratégia, para tanto, deve ser também a de criar um ambiente de trabalho confortável e comunicativo para que exista a troca de ideias e todos sintam-se parte dessa engrenagem.

2. Identifique as necessidades do seu público alvo

Outra das estratégias de vendas para expandir seu negócio consiste em ter um conhecimento pleno do perfil do seu público alvo. Isso é necessário porque, se você o desconhecer, não vai saber qual é a melhor forma de abordá-lo, de atrai-lo e conquistá-lo para a sua marca.

Nesse sentido, é imprescindível identificar e atender as necessidades dos consumidores em potencial da sua empesa, já que são elas o principal responsável pela aquisição de produtos e serviços. Então, pesquise muito o mercado e acompanhe as tendências.

3. Adicione valor aos seus produtos e serviços

Produtos e serviços com valor também aumentam as chances de vender mais e fazer a sua empresa crescer. Hoje em dia, além de atender as suas necessidades, os consumidores querem ainda fazer parcerias com empresas que ofereçam algo a mais.

Isso também depende do perfil do seu público alvo. Dessa forma, embora uma pessoa compre um carro porque precisa se locomover, por exemplo, ela vai preferir aquele modelo que também oferece conforto, sofisticação, status, praticidade, etc.

Mais uma razão para conhecer o seu público alvo, assim, você consegue identificar ainda os seus desejos mais secretos.

4. Ofereça canais de comunicação eficientes

Durante o processo de compra, clientes podem ter dúvidas e, por isso, é fundamental que a sua empresa ofereça canais de comunicação para que os consumidores consigam esclarecer as suas dúvidas com os atendentes. Mas não basta ter os canais disponíveis (como um chat online por exemplo).

É preciso que haja uma equipe dedicada a eles e que possa responder todas as perguntas. Além de e-mail e telefone, existe o chat online, uma ferramenta muito eficiente para quem possui loja virtual ou um site da sua marca. Com ele, é possível atender clientes com rapidez.

5. Fidelize os seus clientes

Mais uma das estratégias de vendas para expandir seu negócio consiste em fidelizar os clientes, pois nem sempre o melhor é ter um número grande de consumidores que compram apenas uma vez. De acordo com o seu nicho pode ser mais vantajoso ter clientes fiéis.

Para tanto, é preciso contar não só com ótimos canais de comunicação, como também com produtos e serviços de qualidade e com um pós-vendas satisfatório. Além disso, sai menos custoso para a sua empresa fidelizar clientes do que atrair e conquistar novos.

6. Conte com as ferramentas adequadas

É preciso ainda que você e a sua equipe tenham acesso às ferramentas adequadas para aumentar a conversão de vendas, como um software ERP. Esse é um sistema de gestão empresarial que informatiza os dados do seu negócio e conecta os setores.

Ele também automatiza os procedimentos, permitindo a obtenção de relatórios e levantamentos.

Ou seja, informações muito úteis para basear as suas estratégias de vendas para expandir seu negócio.

Com isso, a sua equipe pode obter dados mais precisos a respeito do mercado, do público alvo, dos produtos que são mais procurados e em que épocas do ano.

Dicas da GestãoClick para você!