Empreender é o sonho de muita gente. Seja por oportunidade ou por necessidade, este se tornou um dos passos mais desejados pelas pessoas, no Brasil e em todo o mundo.

No entanto, apesar da ideia romantizada existe em torno da ideia de ser um empresário, trata-se de um caminho extremamente desafiador.

Além das dificuldades comuns a todo negócio, como lidar com a concorrência e gerir pessoas, vivemos em uma época com um nível de dinamismo sem precedentes, o que exige adaptação constante por parte de todo negócio.

Já falamos em outro post como Inovar utilizando Estratégias de Organização. Veja também.

Sendo assim, é necessário tomar algumas medidas para que o investimento em uma empresa seja vantajoso e leve aos ganhos almejados. Vejamos 6 dicas que podem ajudá-lo nessa jornada até o sucesso de sua organização.

1. Planeje Seu Negócio

A primeira dica é a mais óbvia, mas altamente necessária, uma vez que as pessoas constantemente subestimam o planejamento. Não queremos entrar no mérito de metodologias específicas, apenas destacar o seguinte: trace o caminho de sua empresa antes de executá-lo.

Não adianta iniciar um negócio sem uma visão estruturada tanto dos aspectos estratégicos, como a missão e a visão, quanto de aspectos operacionais, como os processos a serem realizados, o mapeamento da concorrência e a análise do seu público consumidor.

Independente do segmento e porte da empresa, planejamento é essencial.

2. Encontre o Time Certo

Pessoas são a alma de qualquer negócio, o que é especialmente importante para empresas em início de atividades. O time certo pode levar qualquer organização a atingir suas metas e esse fator precisa ser considerado com atenção na hora de iniciar as atividades.

Estabeleça critérios consistentes na hora de escolher com quem você trabalha. Lembre-se que a melhor tecnologia e os melhores processos precisam ser utilizados por indivíduos engajados em fazer o negócio dar certo.

3. Siga Bons Exemplos

Nenhuma empresa que começa do zero precisa reinventar a roda. Muito pelo contrário, o ideal é que ela copie os passos de outras organizações que deram certo, de forma a repetir os acertos e evitar os erros.

Estratégias como benchmarking podem ajudá-lo a ter uma visão estruturada do caminho pelo qual seguir. Seja quanto a estratégias de mercado, ERP online ou desempenho de atividades específicas, um ótimo caminho para quem está começando é espelhar quem tem mais experiência.

4. Pense Digitalmente

Nenhum negócio sobreviverá nos próximos anos sem pensar digitalmente. O mundo se virtualizou e hoje as pessoas querem recursos e ferramentas integrados com sua vida on-line.

Isso é válido tanto para a forma como você dialoga com seus clientes quanto com seus funcionários. Seus produtos precisam ser pensados para a era digital, assim como seus processos, criando um dinamismo capaz de manter a competitividade.

Um ótimo exemplo de recurso criando especialmente para esse ambiente digital é o ERP. Com funcionalidades que otimizam atividades como vendas, gestão de estoque e controle financeiro, trata-se de uma ferramenta indispensável para empresas em início de carreira que desejam ter sucesso no mercado.

5. Desenhe e integre seus processos

Se as pessoas são a alma de uma empresa, os processos são sua estrutura. Eles sustentam as operações de forma a assegurar que aquilo que deve ser feito é realizado no momento certo e da forma certa. Não se trata de uma mera burocracia, mas de se trabalhar da melhor forma possível.

processos

Sendo assim, é necessário definir e acompanhar seus processos de maneira consistente. A tecnologia é uma forte aliada nesse sentido, uma vez que ferramentas como o já citado ERP, possibilitam uma visão abrangente das atividades desempenhadas e ajuda no controle de cada etapa e das interfaces entre elas.

Por meio dele você garante, por exemplo, que o seu financeiro está alinhado com suas vendas, bem como com seu controle de estoque.

6. Adapte-se sempre que necessário

Nossa última dica é, na realidade, uma palavra de ordem: adapte-se. Tudo muda muito rápido nos dias de hoje e não adianta acreditar que o que é verdade hoje será verdade amanhã.

Você precisa criar um negócio pronto a se adaptar sempre que necessário for encontrando respostas novas e corretas para os problemas complexos a serem enfrentados.

Seguindo essas dicas já é um passo a mais para tirar suas ideias do papel e transformá-la em uma empresa de sucesso!