Uma pesquisa de 2014, com cerca de 3.500 consumidores em todo o mundo, mostrou que 51% deles estavam dispostos a “esperar pacientemente” ou por mais de dois segundos uma página carregar. Cinco anos atrás essa porcentagem era 63%. A pesquisa é da empresa de pesquisa de mercado, TNS, encomendada pela empresa de performance para web Akamai Technologies.

22% dos consumidores não voltam se encontram algum problema no web site.

A porcentagem de consumidores que aceitam esperar dois ou mais segundos para que uma página carregue está encolhendo! 30% dos consumidores entrevistados em 2014 esperam que a página carregue em menos de um segundo, versus 5% que disseram a mesma coisa em 2009. E mais: 18% dos consumidores esperam que a página carregue instantaneamente. “Instantâneo” não era uma opção de resposta em 2009.

De acordo com dados do Top500Guide.com entre os 500 maiores varejistas online da América do Norte:

• 9 sites desktop carregam em menos de 1 segundo;
  • 60 carregam de 1.1 a 2 segundos;
  • 110 carregam entre 2.1 e 3 segundos.

O restante, 312 sites de e-varejistas, levam mais de 3 segundos para carregar em testes conduzidos pela empresa de gestão de performance na web, Dynatrace.

A Akamai mostrou que a expectativa do consumidor pela velocidade e sua disposição de esperar são os mesmos, independente do dispositivo que eles usam para acessar a web. 50% dos entrevistados procuram outro site para conseguir o que querem se encontram uma página que carrega muito devagar ou para de carregar, e 22% não voltam ao site que encontraram problemas.

Experiência com Smartphones

Consumidores que usam smartphones são a maioria daqueles que têm “experiências insatisfatórias”, diz a Akamai. A empresa aponta que as duas respostas mais frequentes sobre o que constitui uma experiência insatisfatória são: o site estava lento ou não disponível. Outros dados apontam que:

• 39% dos usuários de smartphones manifestaram insatisfação
  • 35% dos usuários de tablets estavam insatisfeitos
  • 25% dos usuários de desktop não gostaram da experiência.
  • 9% disseram que preferem comprar online em seu dispositivo móvel
  • 76% preferem comprar em seu computador desktop

De acordo com uma pesquisa de 2014, os consumidores que usam dispositivos móveis são mais ativos e gastam mais.

• 15% dos usuários mobile buscam por produtos na web diariamente X 5% dos usuários de desktop
  • 35% dos usuários mobile fazem uma compra pelo menos uma vez por semana X 15% dos usuários de desktop

Durante o ano, os consumidores que usam tablet vão gastar U$ 2.436 dólares online, consumidores que usam smartphone vão gastar U$2.352 dólares e os consumidores via desktop vão gastar U$1.584 dólares, diz a pesquisa.

Sites de e-commerce precisam oferecer experiências mais ricas e satisfatórias através dos dispositivos, navegadores, plataformas e networks às novas gerações de compradores mobile, ou arriscam perder sua grande fonte de receita no futuro”, conclui a análise da Akamai.

Fonte: E-commerce Brasil

Conheça as Lojas Virtuais da Cronomídia! Qualidade, designer personalizado e muita rapidez para seus consumidores!