O que é necessário para tornar a experiência de compra do cliente um momento aprazível? É o que vamos te apresentar nesse texto, nos acompanhe até o final.

Não adianta ter longo tempo no varejo e não se aprimorar. O planejamento estratégico das empresas precisa ser revisado, e incrementar inovações eficazes para melhorar o faturamento. Realizar investimentos na estrutura ou até mesmo contratar serviços de assessorias em vendas, são decisões comuns e assertivas.

Lojas físicas ou de e-commerce precisam deixar o cliente a vontade e seguro para realizar suas compras. É cada vez mais comum a procura de ambientes assim. Em época de tantas informações, a lábia do vendedor já não é mais tão eficiente. Por isso, mostraremos a seguir as estratégias para tornar a experiência de compra do cliente em sua loja mais positiva.

Quer começar agora mesmo o planejamento estratégico da sua empresa? Aprenda o passo a passo no nosso Ebook completo sobre planejamento estratégico.

# – 1 Entenda seu cliente

Essa é uma estratégia tida como básica e estrutural para empresas que querem alcançar melhores números nesse novo ano que surge. Conhecer seu cliente vai muito além de um formulário com nome endereço. A partir de agora entender suas necessidades de consumo é o diferencial.

A loja precisa mapear os gostos de seus clientes, entende-los de forma mais pessoal. Um banco de dados que auxiliará nas campanhas de marketing digital. Essas informações podem ser monitoradas em eficientes sistemas de gestão empresarial (ERP web) que mostram números importantes das vendas numa loja.

# – 2 Escute seu cliente

Seguindo na linha de entender o cliente, criar canais de comunicação que façam as opiniões dele chegar até sua empresa é fundamental. Tenha uma equipe de bons ouvintes, que absorvam as críticas ou sugestões do cliente, e levem para seus gestores.

A famosa caixa de sugestões hoje tem conceito amplo com as mídias sociais. Deixe seu cliente a vontade para questionar fatores que o incomodam em sua loja. E claro, sempre dê o retorno, assim o consumidor sabe que será ouvido, e terá mais confiança em sua marca.

# – 3 Invista em identidade visual

Algumas vezes lojas físicas ou sites de compras não se dão bem por uma escolha errada na identidade visual. Uma fachada de loja mal pensada, ou layout de um site desconforme são suficientes para atrapalhar seu negócio.

É um fator que precisa ser sempre repensado, contrate uma equipe especializada nesse segmento para reavaliar sua marca. É um investimento com retorno garantido, novas fachadas chamam atenção de todas as pessoas, a curiosidade é inerente, e ajudará sua loja na captação de clientes.

# – 4 Torne o processo de compra mais fácil

Com o advento do e-commerce a experiência de comprar mudou substancialmente: ninguém quer mais esperar em fila. Não importa o tamanho de sua empresa, se pequena ou média, ela precisa oferecer ao cliente a possibilidade comprar online e ir retirar na loja física, por exemplo.

E tudo nesse processo precisa ser otimizado. Ter um site confiável e de simples manuseio é essencial. E no momento da entrega, ter uma equipe ágil e cordial soma pontos significativos com o consumidor.

Para essa facilidade na compra, conta tudo, até o local do estabelecimento precisa estar bem posicionada. Os centros comerciais, shoppings ou galerias são boas opções para pequenos e médios comerciantes que queiram melhorar essa questão.

# – 5 Invista em tecnologias

Essa é uma estratégia sem a qual sua empresa não poderá abrir mão. As tecnologias são fundamentais a partir de agora. É improvável ter sucesso sem uma estrutura de e-commerce eficiente. Mesmo que tenha clientes fiéis em sua loja física, esses tendem cada vez mais a segurança e o conforto de comprar online.

Por outro lado, seu comércio eletrônico só terá sucesso, quando vinculado a softwares de gestão ERP, que controlem processos de estoque até consolidação dos dados financeiro.

Essa automação além de tornar seu processo mais dinâmico, trará redução de custos considerável. Imagine o quanto não se gasta com papel ou ligações interurbanas? Com sistemas de gestão, a matriz e filial estarão sempre conectadas, por exemplo.

***
Como vimos as suas estratégias para melhorar a experiência de compra do cliente circulam entre postura da equipe até investimentos em ferramentas de gestão e desenvolvimentos na web. Realize-os da melhor forma e consiga ótimos resultados nesse ano que se inicia.

Dicas da GestãoClick para você!