Está buscando formas de aumentar a produtividade na sua empresa?

No final do mês, ao analisar os relatórios da sua empresa, você verifica que tem colaboradores capacitados, bons equipamentos, uma boa estratégia de vendas, mas sabe que poderia aproveitar muito melhor cada recurso da sua empresa.

Mas, como fazer isso?

Aumentar a produtividade não significa fazer os funcionários trabalharem mais. Muito pelo contrário, o excesso de trabalho pode gerar desmotivação e perda de foco dos seus colaboradores.

Por esse motivo, veja a seguir as 5 dicas infalíveis que preparamos para ajudar a aumentar a produtividade na sua empresa.

1. Motive sua equipe

Temos alguns artigos aqui no blog que falam sobre tecnologia, sistemas e web sites, mas as pessoas são uma parte essencial da sua empresa, já que sem elas, muitas vezes, tudo pode parar.

E para aumentar a produtividade na sua empresa, é essencial manter sua equipe motivada.

Para isso, é importante primeiramente informar a todos que a empresa está passando por algumas mudanças, pois, por mais que sejam positivas, com a intenção de melhorar a produtividade da empresa, os colaboradores podem enxergar como um ponto negativo se algo for imposto. Por isso, é importante fazer a gestão da mudança.

Além disso, sempre é importante fazer a gestão de pessoas por meio de:

• Canais de comunicação dentro da empresa
  • Estimule o trabalho em equipe
  • Tenha um plano de cargos e salários para incentivar o crescimento dos seus funcionários
  • Promova cursos de capacitação
  • Proponha desafios para estimular cada colaborador
  • Alinhe as expectativas de cada colaborador com as metas da empresa
  • Contrate verdadeiros líderes para estimular o desempenho da equipe
  • Feedback contínuo

2. Crie metas

Você conhece a famosa frase da história de Alice no País das Maravilhas?

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”

Para aumentar a produtividade na sua empresa é essencial traçar metas e objetivos para as equipes de trabalho, e até mesmo para cada colaborador.

Dessa forma, todos saberão qual é o seu papel dentro da empresa e trabalharão para ajudar a conquistar as metas definidas pelo empresário.

Então, defina as metas e crie planos de ação mostrando quais atividades devem ser feitas, por qual colaborador, qual é a melhor forma de realizar essa tarefa e especialmente o prazo para ser cumprido.

É importante lembrar que as metas devem ser realistas, pois caso sejam inalcançáveis, pode gerar o efeito contrário e desmotivar os membros da sua equipe.

3. Automatize os procedimentos

Praticamente todos os dias sua empresa precisa pagar contas, não é mesmo?

Muitas empresas ainda não possuem um sistema de gestão que integra as compras com as contas a pagar, e por isso precisam realizar diariamente diversas verificações e pagar boleto por boleto.

Se esse é o caso da sua empresa, o que acha de utilizar um sistema para automatizar todos os procedimentos que são recorrentes, como o pagamento de fornecedores, a baixa automática dos títulos dos clientes quando o pagamento é reconhecido pelo banco e até mesmo a emissão das notas fiscais?

Certamente poupará muito tempo e atividades manuais dos funcionários, que ainda estavam sujeitos a cometer erros por precisar digitar tantas informações manuais e ajudará a aumentar a produtividade na sua empresa.

4. Implante o 5S – Organização é um ponto chave

Você já conhece o 5S?

O 5S é uma técnica japonesa focada, basicamente, em organização para ter um ambiente limpo, sem desperdício e mais produtivo.

Com essa técnica, devem ser utilizados os 5 sensos:

1. Senso de Utilização
  2. Senso de Ordenação
  3. Senso de Limpeza
  4. Senso de Saúde
  5. Senso de Autodisciplina

Ou seja, a técnica visa um ambiente organizado, limpo, sem desperdício de material em que a equipe tenha autodisciplina, estimulando o compromisso de cada um organizar sua área de trabalho.

Dessa forma, com um ambiente organizado é evitado o desperdício de tempo buscando documentos e informações, e os colaboradores terão mais tempo para focar em suas metas, além de ter menos estresse com a desorganização do ambiente de trabalho.

5. Use a tecnologia para aumentar a produtividade na sua empresa

A tecnologia pode ser uma grande aliada para aumentar a produtividade na sua empresa.

Para tomar decisões importantes, é essencial contar com um sistema de gestão para entender quais são as métricas da sua empresa, e saber em quais problemas deve atuar com prioridade.

Com um bom sistema de gestão, entre diversas atividade, é possível:

• Criar fluxos padronizados e automatizar os processos
  • Ter um fluxo de caixa para entender como o dinheiro da empresa é gasto e quais serão os futuros pagamentos
  • Analisar os saldos do controle estoque por meio do sistema, sem a necessidade de uma contagem física diária
  • Analisar os dados da gestão financeira da empresa, como o total de faturamento e as despesas realizadas
  • Ter uma base de dados com o cadastro de todos os clientes

Enfim, usar a tecnologia a favor da sua empresa pode ajudar a aumentar a produtividade de diversas formas.

Ainda não tem um sistema de gestão empresarial?

Conheça o Gestão Click, um sistema de gestão online que ajudará a aumentar a produtividade na sua empresa.

Teste por 15 dias gratuitamente e veja como um sistema de qualidade pode melhorar a gestão e a produtividade da sua empresa.